O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga – unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba – comemorou 65 anos de fundação nesta quinta-feira (25). Para marcar a data, foi entregue a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aberta uma exposição de fotos e objetos antigos e realizada uma cerimônia com a presença dos funcionários do hospital.
O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, disse que a excelência do serviço prestado pelo Clementino Fraga faz com que ele possa ser referência não só para a Paraíba, mas também para o Nordeste e o Brasil. “Daqui podem sair protocolos de atendimentos para as mais diversas doenças. A gente tem certeza desse trabalho de excelência que terá continuidade, sempre lembrando que o usuário é o motivo de estarmos todos aqui, eles precisam ser bem tratados”, afirmou.
O ex-diretor do hospital, Gilberto Teodózio, agradeceu a cada um dos colaboradores por todo o empenho dedicado aos projetos do hospital. “São 65 anos de dedicação. Nos últimos 16 meses estive aqui, saindo hoje para uma nova caminhada, mas com a certeza que esse hospital está a cada dia oferecendo mais e melhor para cada um que aqui procura atendimento. Tenho muita alegria de ter contribuído para a reestruturação do ambulatório, das enfermarias, das unidades administrativas de termos implantado ainda mais projetos de humanização. Saio com a certeza que esse hospital crescerá ainda mais”, disse.
A nova diretora geral do complexo, Karine Garcia, disse estar entusiasmada para dar continuidade ao serviço de excelência prestado. “Sei que o Clementino traz para a população um atendimento adequado e humanizado. Esse é um hospital de referência, feito por muitas mãos que desenvolvem melhorias e eu estou aqui para somar com todos”, garantiu.
Nova UTI – A nova Unidade de Terapia Intensiva foi entregue com dez leitos, todos eles equipados e isolados. Isso faz com que pacientes de várias doenças possam ser recebidos com segurança. Os leitos são mais amplos e equipamentos mais modernos dos que já existiam na UTI anterior. A unidade tem capacidade ainda de ser estendida para 16 leitos.
Exposição – Foi montada no hall central do hospital uma exposição com fotos antigas; uma linha do tempo, mostrando a história do hospital e uma exposição de objetos antigos, das décadas de 50, 60 e 70, que já foram utilizados no hospital. A exposição poderá ser vista até o final do mês.
Atendimentos – O Clementino Fraga é o hospital de referência para diagnóstico e tratamento de HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e hepatites virais. Mensalmente, são realizados mais de 6 mil atendimentos no ambulatório do hospital. Há ainda a oferta de exames laboratoriais e de imagem e Pronto Atendimento para os pacientes referenciados. São 22 especialidades médicas, além de uma equipe multiprofissional.