A Polícia Federal (PF) está investigando um esquema de fraudes no pagamento do seguro-defeso na Paraíba. A operação, denominada Piracuera, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (14) e apura o pagamento indevido do benefício a falsos pescadores no município de Bom Sucesso.
De acordo com a PF, os investigados estavam recrutando pessoas na cidade para se cadastrarem em uma associação de pescadores, mesmo sem exercerem a atividade pesqueira, com o único objetivo de receber o seguro-defeso de forma fraudulenta, pago pelo Governo Federal.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou um aumento alarmante de mais de 1.500% no número de cadastros de pescadores em Bom Sucesso, em comparação com o ano anterior, todos vinculados à mesma colônia de pescadores.
A investigação revelou ainda que os fraudadores cobravam cerca de R$ 700 para realizar os cadastros, e alguns dos envolvidos chegaram a receber até R$ 8 mil em benefícios indevidos.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um na zona rural de Bom Sucesso e outro no bairro da Torre, em João Pessoa. Além disso, o Juízo Federal determinou a quebra de sigilo bancário dos suspeitos.
Se confirmados os crimes, os investigados poderão ser processados por estelionato majorado e associação criminosa, com penas que podem chegar a 8 anos de prisão.
A operação recebeu o nome *Piracuera*, que significa “Rio sem peixe” na língua Tupi-Guarani, em referência à fraude envolvendo pescadores falsos.