Na tarde desta quarta-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Professor Félix Júnior, participou de uma importante reunião ao lado do prefeito Henry Lira, integrantes da gestão municipal e executivos da Neoenergia. O encontro teve como foco o desenvolvimento de projetos voltados à conservação ambiental nas comunidades impactadas pelos complexos de energia renovável na zona rural do município.
Professor Félix Júnior reforçou o compromisso do Poder Legislativo em atuar ativamente nas iniciativas ambientais, destacando a criação de uma comissão conjunta entre a Prefeitura, a Neoenergia, representantes do Legislativo e representantes da sociedade civil. “A Câmara Municipal de Santa Luzia e seus vereadores serão parceiros junto com a Prefeitura na formação da comissão ambiental e na discussão e desenvolvimento de projetos socioambientais que favoreçam as comunidades atingidas pelos parques de energia renováveis em Santa Luzia”, afirmou.
A reunião abordou estratégias para a conservação ambiental, incluindo melhorias nos acessos às comunidades, capacitação de mão de obra local e a promoção de projetos sociais e produtivos. A Prefeitura também sugeriu medidas específicas para a conservação ambiental e indicou segmentos potenciais para colaboração com a Neoenergia.

Representando a Neoenergia, participaram da reunião os executivos Ricardo Gazolla, gerente de Relações Institucionais; Clécio Fonseca, representante do Setor Fundiário e Meio Ambiente; e Gilmacy de Souza Santos, gestor de O&M. Pela prefeitura, estiveram presentes os secretários Thiago de Zezé (Chefia de Gabinete), Pedro Henrique Nóbrega (Finanças e Gestão), Alexsandro de Souza (Meio Ambiente e Tecnologia) e Mário Medeiros, gerente da Secretaria de Meio Ambiente.
As empresas de energia renovável têm desempenhado um papel essencial na geração de empregos e no desenvolvimento econômico da região. O prefeito Henry Lira enfatizou a necessidade de construção de novos parques ecológicos em parceria com a empresa e suas subsidiárias.
Ao final do encontro, foi formalizada a propositura da criação da comissão ambiental que iniciará os trabalhos de planejamento das ações conjuntas, visando a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores das áreas impactadas pelos projetos de energia renovável.