O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, avaliou positivamente a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Marcha dos Prefeitos, realizada na terça-feira (20), em Brasília. Para George, apesar de o discurso ter sido improvisado, a sinalização de apoio do governo federal às pautas municipalistas, especialmente à PEC 66, foi clara e animadora para os gestores públicos.
“Estamos numa marcha com reivindicações legítimas. O presidente Lula apoia a PEC 66, é bom deixar claro isso. Ele preferiu fazer um discurso improvisado e, por isso, não anunciou formalmente esse apoio, mas confiamos no governo e na interlocução que vem melhorando. A equipe do presidente tem feito seu papel, e a ministra Gleisi Hoffmann tem sido atenciosa com o movimento”, declarou George Coelho.
O dirigente da FAMUP também destacou que o avanço das pautas no Congresso Nacional será essencial para garantir mais recursos e o equilíbrio fiscal das prefeituras. Segundo ele, a expectativa é de que o diálogo com o governo federal resulte em conquistas concretas para os municípios.
“Essa interlocução precisa se traduzir em recursos para os municípios e na votação das pautas prioritárias no Congresso. Votando, os municípios terão melhorias e conseguirão manter as contas equilibradas. A gente acredita que tudo que está sendo construído em acordo será cumprido pelo governo federal”, afirmou.
George Coelho ainda ressaltou a presença expressiva da delegação paraibana na Marcha dos Prefeitos. De acordo com ele, mais de 150 prefeitos do estado estão em Brasília participando ativamente do evento, o que demonstra o protagonismo da Paraíba no cenário nacional do municipalismo.
“A Paraíba tem esse viés protagonista. Temos o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, que é paraibano e tem feito um trabalho importante nessa interlocução. Estou muito feliz com a participação da Paraíba, ao lado de lideranças como o Dr. Lúcio, ex-prefeito e diretor da FAMUP, e tantos outros prefeitos e vice-prefeitos. Isso mostra a força do nosso movimento municipalista”, concluiu.
A Marcha dos Prefeitos segue até quinta-feira (23), reunindo gestores de todo o Brasil em debates sobre financiamento, autonomia e fortalecimento dos municípios.
Por: Napoleão Soares