O Município de Pedro Régis, localizado no Vale do Mamanguape, interior da Paraíba, viveu um marco histórico nesta quarta-feira (16). Representando centenas de municípios do Nordeste brasileiro, a Prefeita Michele Ribeiro (PSB) participou do evento nacional em comemoração aos 75 anos do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF.
O evento celebrou décadas de atuação do UNICEF na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todo o mundo, e reuniu autoridades federais, estaduais, municipais, organismos internacionais e representantes da sociedade civil para reafirmar compromissos com a infância e adolescência do Brasil.
Em meio a tantos municípios, o convite feito à prefeita Michele esteve ao lado de Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil, para representar o Nordeste reforça o protagonismo de Pedro Régis na implementação de políticas públicas voltadas à proteção, educação, saúde e bem-estar de crianças e adolescentes. A presença da cidade no ato solene não apenas simboliza o reconhecimento institucional, mas também mostra que mesmo municípios de pequeno porte podem ter um papel gigante na transformação social.
“Foi emocionante olhar para aquela plateia, representar a nossa cidade, nosso estado e toda uma região nordestina nesse momento tão simbólico. Pedro Régis está aqui porque tem mostrado, com ações concretas, que acredita no poder da infância, valoriza sua juventude e trabalha todos os dias por um futuro com mais oportunidades para todos e todas”, declarou a prefeita.
Do interior para o cenário nacional
Pedro Régis tem sido exemplo de boas práticas voltadas ao fortalecimento das políticas de base, com iniciativas voltadas à educação inclusiva, apoio à primeira infância, participação social de adolescentes, e parcerias com programas estratégicos como o Selo UNICEF, que reconhece gestões comprometidas com os direitos das crianças.
A escolha da cidade para compor o evento de 75 anos da entidade internacional foi uma forma de homenagear as muitas cidades nordestinas que, mesmo com recursos limitados, vêm enfrentando desafios com coragem, planejamento e compromisso.
“A gente sai daqui com a certeza de que estamos no caminho certo e com ainda mais vontade de fazer a diferença. Pedro Régis não é mais apenas um ponto no mapa, é símbolo de esperança, de esforço coletivo e de transformação real na vida das pessoas”, completou Michele.
Ao participar do evento dos 75 anos do UNICEF, Pedro Régis mostrou ao Brasil que o tamanho da cidade não define o tamanho do impacto. Com gestão comprometida, participação social e foco na infância, é possível ser exemplo, mesmo vindo do interior.