A Prefeitura de Guarabira retomou as viagens culturais para alunos da rede municipal de ensino. Na última terça-feira (29), cerca de 100 alunos embarcaram rumo à capital paraibana, João Pessoa, para um dia repleto de atividades culturais e educativas. A ação marca o retorno de um projeto que une lazer e aprendizado, oferecendo às crianças a oportunidade de vivenciar momentos de cultura, conhecimento e diversão fora da sala de aula.
Os estudantes são dos 9º anos da Escola Maria de Lourdes, no bairro Mutirão, e da Escola Sebastião Bezerra, no Pirpiri, além de alunos destaques da rede. O roteiro teve início na Praça dos Três Poderes, seguido por uma visita ao Parque Solón de Lucena, a Lagoa, onde os estudantes puderam apreciar um dos principais cartões-postais da cidade. Em seguida, o grupo visitou o Parque Arruda Câmara (Bica), onde tiveram contato com a fauna e flora da região.
O almoço foi no restaurante Picanha do Bastos, e o passeio foi finalizado com uma visita à Estação Ciência, no Complexo Estação Cabo Branco, e ao Busto de Tamandaré, ponto turístico que liga as praias de Tambaú e Cabo Branco.
De acordo com a Secretaria de Educação, as viagens culturais continuarão acontecendo e irão contemplar as demais escolas do município, beneficiando mais de 1.200 alunos, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar da iniciativa. “A proposta é proporcionar vivências fora do ambiente escolar que estimulem o interesse pela cultura, história e meio ambiente. A atividade começará pelos 9º anos e seguirá em ordem decrescente, valorizando o bem-estar e a socialização dos nossos alunos”, destacou o secretário de Educação, Tiago Justino.
A prefeita de Guarabira, Léa Toscano, celebrou a retomada do projeto. “Investir na educação vai além da sala de aula. Essas experiências ampliam o olhar das nossas crianças e mostram que aprender também pode ser prazeroso e transformador.”, afirmou.