A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) prorrogou, por mais 30 dias, o prazo de cadastramento no programa Passe Livre Estudantil. A medida, anunciada pelo secretário Wilson Filho, faz parte das ações em alusão ao mês do estudante e tem como objetivo ampliar o número de beneficiados. O novo prazo vai até o dia 30 de agosto.
O programa garante 44 passagens gratuitas por mês para alunos com frequência mínima de 90%. Estudantes com deficiência já têm transporte gratuito assegurado por lei federal, mas o Passe Livre também permite o cadastro dos acompanhantes, que passam a ter direito a 88 passagens mensais.
Mais de 20 mil estudantes já foram cadastrados. O benefício é voltado a alunos da rede estadual matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na EJA, nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Campina Grande.
Durante o mês de julho, a SEE realizou ações itinerantes de cadastro em 32 escolas, sendo 19 em João Pessoa e 13 em Campina Grande. Para agosto, a meta é intensificar a iniciativa em parceria com sindicatos de transporte, com previsão de atendimento em duas escolas por dia.
O cadastramento é presencial e feito apenas uma vez. Em João Pessoa, os interessados devem comparecer ao posto do Sintur-JP, no Terminal Rodoviário Severino Camelo. Em Campina Grande, o atendimento é realizado no guichê do Sitrans, no Terminal de Integração. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, até o meio-dia.
Para se cadastrar, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e realizar a biometria facial. O processo é gratuito e visa facilitar o acesso à educação, além de combater a evasão escolar. Segundo o secretário Wilson Filho, o Governo do Estado já investiu R$ 89 milhões na iniciativa.