Aprovação de Lula cresce no Nordeste e entre mais pobres, mostra nova pesquisa Quaest

Brasil Paraíba Politica

A mais recente pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), mostra um avanço na aprovação do governo do presidente Lula (PT) em segmentos específicos da população, especialmente entre os mais pobres, idosos, católicos e moradores do Nordeste. Nesses grupos, a avaliação positiva voltou a superar a negativa.

Entre os que recebem até 2 salários mínimos, a aprovação subiu para 55%, enquanto a desaprovação caiu para 40%. No Nordeste, a aprovação do governo saltou para 60%, contra 37% de reprovação. Já no grupo com 60 anos ou mais, 55% aprovam Lula, e 42% desaprovam.

Entre os católicos, a aprovação do petista é de 54% — o maior índice registrado neste ano. Já entre beneficiários do Bolsa Família, a avaliação positiva foi a 60%. A desaprovação caiu de 45% para 37%. Em todos esses casos, houve ganho acima da margem de erro.

O levantamento também mostra que a aprovação do governo cresceu entre homens, mulheres, e eleitores de Lula em 2022, embora ainda haja maioria de desaprovação em segmentos como evangélicos, pessoas com ensino superior e famílias com renda superior a 5 salários mínimos.

No geral, 51% desaprovam o governo federal, e 46% aprovam. A diferença entre os indicadores recuou para 5 pontos — a menor desde março. Em julho, a reprovação era de 53% e a aprovação, de 40%.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 12.150 pessoas, entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *