Dia histórico para a cidade de João Pessoa! Nesta terça-feira (19), os restos mortais do médico Napoleão Laureano foram depositados no hospital que leva seu nome. A iniciativa foi uma parceria da Fundação Napoleão Laureano (FNL) e o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) a fim de preservar a memória desse paraibano, que mesmo em seu leito de morte clamara para que fosse construído um hospital de câncer em João Pessoa; hospital esse se tornou que referência em oncologia no Brasil.
Para o presidente de honra da FNL, Antônio Carneiro Arnaud, a vinda do corpo de Napoleão para o hospital que leva seu nome é mais uma iniciativa da fundação para enaltecer o paraibano. “Napoleão faleceu em 1951 e estava sepultado no cemitério Boa Setença e poucas pessoas o visitam lá, porém seu corpo aqui no hospital com certeza ele serpa mais reverenciado, mais visitado e maior número de orações. Estamos fazendo uma trabalho para enaltecer a memória de Laureano, como ele sempre mereceu; por tudo que fez pelo pacientes mais humildes dessa Paraíba”, destaca o médico que também foi o primeiro diretor do Hospital Napoleão Laureano.
O cortejo do corpo do médico – considerado um mártir na luta contra o câncer – saiu do cemitério Boa Sentença, passou pela Câmara Municipal de João Pessoa, onde o presidente da Casa Napoleão Laureano, o vereador Dinho Dowsley, junto com os demais parlamentares fizeram as devidas homenagens póstumas. Em seguida, os restos mortais foram levados à capela do Hospital Laureano para celebração de missa em celebração pelo seu 111° aniversário, que seria no próximo dia 22 de agosto.
A chegada dos restos mortais ao Hospital Napoelão Laureano dá início a primeira etapa do Memorial Napoleão Laureano que já esta em construção no hospital. “Depois de 74 anos de sua morte, a gente está trazendo aqui pro hospital que leva seu nome e isso é um coroamento desse trabalho que é resgatar a memória de um médico, um político que deu uma grande contribuição não só a Paraíba, mas para todo o Brasil. Essa iniciativa do hospital é muito louvável, sobretudo por preservar a memória de um dos grandes nomes da medicina no Brasil”, ressalta o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Jean Patrício.
Na ocasião, também foi celebrado um missa, em que o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, fez a entrega do Título de ‘Cidadão Pessoense’ ao padre Napoleão Laureano, um paulista que leva o nome do médico e veio de perto conhecer o legado paraibano. “Mais do que justo os restos mortais do nosso ex-vereador Napoleão Laureano ficarem aqui nesse hospital, que é uma instituição séria e presta os melhores tratamentos a quem precisa. Em nome da Câmara Municipal de João Pessoa, fazemos essa singela entrega para esse sacerdote”.
O padre paulista explicou que recebeu o nome do médico paraibano porque há 74 anos, sua mãe acompanhara pela revista ‘O Cruzeiro’ a luta do médico paraibano, que mesmo com câncer mobilizou todo o país para que fosse fundado um hospital oncológico na Paraíba. Então, ela mesmo sem nunca ter vindo a João Pessoa decidiu homenagear o paraibano. “Minha mãe já estava com 44 anos e eu fui o seu 20º filho, então era uma gravidez de risco… então, quando ela leu a história de Napoelão ficou muito emocionada e escolheu homenagear o doutor Napoleão Laureano. Eu me considero ser um milagre, graças a interseção desse paraino”, celebra o sacerdorte católico.