×

Exclusivo: vídeo obtido pelo Blog do Ninja mostra trama do presidente da Câmara de Cabedelo para cassar mandato de André Coutinho

Exclusivo: vídeo obtido pelo Blog do Ninja mostra trama do presidente da Câmara de Cabedelo para cassar mandato de André Coutinho

  • Por aí vem dois rim (sic)…
  • E uma parte da prefeitura… hehehehe
    A primeira fala é de Fernando Sobrinho, ex-secretário de Indústria e Comércio de Cabedelo. A segunda, do presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Neto. Elas sinalizam suposta tentativa de compra de influência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e foram proferidas um dia antes de Sobrinho ser exonerado pelo prefeito André Coutinho, no dia 10 de outubro deste ano.
    A demissão se deu, de acordo com aliados do prefeito, pela descoberta de que Sobrinho e Neto, junto com o ex-procurador Diego Carvalho, estariam articulando, a partir de Brasília, a cassação do mandato do gestor, que é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) no TRE.

Estas articulações em Brasília foram reveladas pelo blog nesta semana, ainda sem o conhecimento dos vídeos que passaram a circular nas redes sociais de Cabedelo neste fim de semana. Neles, os interlocutores, sem saber que eram gravados, insinuam que se fosse o ex-prefeito Vítor Hugo, e não André, correndo o risco de cassação, pagaria o preço que fosse para continuar no cargo.

https://youtube.com/watch?v=Ve8X6dS5a98%3Ffeature%3Doembed

O conteúdo mostra a preocupação de Edvaldo Neto em garantir a cassação de Coutinho, já que ele seria beneficiado com uma eventual decisão do TRE. O parlamentar, de acordo com o que se pode entender dos vídeos, teria contratado alguém para influenciar nas decisões do Judiciário, apesar de mostrar certa descrença no sucesso da empreitada.

“O grande problema é como a gente vai garantir isso, entendesse, Negão”, diz Neto no vídeo, que ouve de Fernando Sobrinho a concordância, com a afirmação de que a pessoa a quem eles referiam teria que “garantir” o sucesso, porque senão, não estaria “atendendo”. “Aí não está vendendo sentença, está vendendo este trabalho”, completa Sobrinho.

A sequência das falas é ainda mais aterradora, porque no dia 9 de outubro, quando foram gravados, os três fazem previsões sobre o julgamento em curso. Após atender um telefonema, Diego diz a Neto que “a notícia é que cai no domingo”. Coincidência ou não, no domingo (12), o relator Roberto D’Hor se averba suspeito e deixa a relatoria do caso.
No vídeo, Sobrinho também diz que é preciso ter sorte com quem vai cair, ao que Neto responde de forma imperial: “Negão, até agora a gente tem tido tanta sorte, não vai ser agora que vai faltar, não”.

Momentos antes, na ligação, na conversa com o interlocutor, Diego pede para ele confirmar se “vai mesmo ser na quinta-feira”. E quando se busca a cronologia do processo, percebe-se que na quinta-feira (16), o novo relator, Keops Vasconcelos, pediu pauta para o julgamento, apenas três dias depois de receber as quase 5 mil páginas do processo.

Diego relata, ainda, que até o fim do mês de outubro o processo estaria finalizado, com o prefeito cassado por suposto abuso de poder econômico nas eleições. Na sequência, o relator marca o julgamento para o dia 23, mas ele acabou adiado porque o advogado do prefeito estava no exterior.

O julgamento da Aije que tem André Coutinho entre os alvos, então, foi marcado para o dia 30 de outubro, tal qual o previsto pelo interlocutor de Diego Carvalho. O que não estava no script foi o pedido de vista do desembargador Aluizio Bezerra. O retorno da apreciação poderá ocorrer nesta segunda-feira (10).

Os vídeos mostram muito claramente que o presidente da Câmara tem trabalhado forte pela cassação do prefeito. Nas palavras do parlamentar, “só agora” ele está mexendo os pauzinhos.

Nos vídeos, Edvaldo Neto dá a entender que tem acesso a gente muito influente no TRE e o risco muito forte de “dois rim (sic)” e “um pedaço da prefeitura” serem usados para pagar pelo serviço. Pior para o povo de Cabedelo.
Pelo que vimos, os roteiristas dos novela Vale Tudo, da TV Globo, precisam urgentemente fazer um curso, em Cabedelo, para aprender como construir uma trama.

Nem Mãe Diná sabia tanto do futuro:

Conversa de Neto, Sobrinho e Diego x Cronograma do julgamento
. Dia 9 de outubro, os três são gravados em Brasília;
. Dizem que “cai no domingo” e no domingo (12) o relator, Roberto D’Hor se averba suspeito e deixa o processo;
. Dizem que vai ser mesmo na quinta e na quinta-feira (16), o relator que assumiu o cargo, Keops Vasconcelos, pede pauta para o julgamento, três dias depois de ser escolhido para a relatoria;
. Dizem que até o final daquele mês tudo vai estar resolvido e o julgamento é marcado inicialmente para o dia 23 e depois remarcado para o dia 30 de outubro, por causa da ausência do advogado do prefeito no país.

Blog do Ninja

Publicar comentário