Bastidores: Irritado com Jhony, Adriano deve ‘encurralar’ pré-campanha do médico em Campina
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), ampliou sua influência sobre a Saúde de Campina Grande ao emplacar, nesta quarta-feira (19), o médico Matheus Pedroso Cavalcanti, seu genro, como novo diretor-geral do Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Ele substitui Sebastião Viana, que estava no comando desde 2023.
A mudança representa não apenas mais espaço para Galdino na principal unidade hospitalar da região, mas também um recuo na influência do ex-secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, atual presidente da PB Saúde, que era muito ligado ao então diretor do Trauma.
Segundo apurou o Política da Paraíba, as indicações de Adriano na área da Saúde de Campina Grande fazem parte do acordo político que selou sua desistência da pré-candidatura ao Governo do Estado em troca do alinhamento à pré-campanha do vice-governador Lucas Ribeiro. Um dos pleitos de Galdino teria sido justamente assumir o controle dos principais postos estratégicos da saúde no município.
A movimentação também tem efeito direto na disputa eleitoral de 2026. Adriano trabalha para fortalecer o projeto de reeleição do deputado federal Murilo Galdino, seu irmão, e enfraquecer o avanço de Jhony Bezerra, que decidiu disputar uma vaga na Câmara Federal — quebrando o compromisso firmado com Adriano no ano passado, quando este disputava a prefeitura de Campina Grande.
A ruptura irritou Galdino, que não esconde o descontentamento nos bastidores. A expectativa é de que a nova configuração do comando da Saúde em Campina Grande reduza o espaço político de Jhony na cidade. Nas conversas internas, Adriano avalia que o médico não deve ultrapassar 15 mil votos no município.
Com a perda de influência e o cerco político crescente, a pré-campanha de Jhony, que já não enfrentava um cenário favorável, tende a ficar ainda mais fragilizada.
Politica da Paraíba



Publicar comentário