Vereadores da base impedem convocação de secretário após morte na Bica e criticam oposição por “politização”
João Pessoa – A Câmara Municipal de João Pessoa teve forte tensão política, nesta terça-feira (2), por conta da morte do jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, conhecido como “Vaqueirinho”. Tudo começou após a oposição tentar aprovar a convocação do secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira. O requerimento acabou sendo derrubado pela maioria governista.
Durante o debate, vereadores da base acusaram a oposição de tentar “politizar a tragédia”, enquanto oposicionistas defenderam que a convocação seria essencial.
Contrariando a base governista, o vereador Guga Pet declarou voto favorável à convocação. “Qual é o empecilho de o secretário vir aqui? A população está pedindo esclarecimentos. Há várias questões que precisamos perguntar. Eu já adianto que votarei com Marcos Henrique pela convocação de Welison Silveira”, afirmou.
O presidente da Câmara, Dinho Dowsley, recebeu um ofício do secretário Welison solicitando a formação de uma comissão para acompanhar o caso. “Já foi criada uma comissão. A bancada de oposição indicou um vereador, a situação indicou outro e a Mesa Diretora também participa. Já temos, inclusive, uma visita marcada para quinta-feira, com a presença do secretário, para vistoriar a Bica.”
Já o petista Marcos Henrique (PT) fez um discurso duro, afirmando que o debate não deveria se limitar ao caso do jovem na Bica. “Nada vai trazer o Vaqueirinho de volta. Mas debater isso de forma séria impede novas tragédias. Temos CAPS sem equipes, alta rotatividade de profissionais, serviços fragilizados… Quem deve vir prestar esclarecimentos não é só o secretário de Meio Ambiente, mas também o secretário de Saúde.”
O vereador Odon Bezerra (PSB) criticou o uso político do caso. “Imputar um fato político? A Câmara é maior que isso. Que a morte de Vaqueirinho sirva de reflexão. Trazer secretário aqui, com uma comissão já formada, é prematuro. Peço à bancada de situação que vote contra.”
O vereador Bosquinho (PV) também discursou na mesma linha de Odon Bezerra. Expondo a politização do caso. “O que aconteceu foi estarrecedor. Isso expôs fragilidades do Estado e da Prefeitura. A jaula tem todos os requisitos técnicos. Trazer o secretário agora só amplia a politização. Precisamos olhar para a saúde mental, para o Juliano Moreira, para o pronto atendimento. Estamos falando de dois inocentes: o Vaqueirinho e o animal.”



Publicar comentário