×

Presidente nacional do PT vai buscar cúpula do MDB por vice na chapa de Lula

Presidente nacional do PT vai buscar cúpula do MDB por vice na chapa de Lula

Em entrevista à mídia nacional o presidente do PT, Edinho Silva, afirmou ontem (05), que deve pedir um encontro com o presidente do MDB, Baleia Rossi, para discutir a possibilidade de que a sigla ocupe a vice-presidência na chapa de reeleição de Lula nas eleições deste ano.

Segundo Edinho ainda não há data para a reunião. O principal interesse do PT, neste momento, seria ter Renan Filho (MDB-AL), atual ministro dos Transportes, na vice. No grupo dos defensores da aliança entre Lula e o MDB estão, além dos ministros, os ex-presidentes do Senado Renan Calheiros (AL), Jader Barbalho (PA) e Eunício Oliveira (CE), Veneziano Vital do Rêgo (PB) além do senador Eduardo Braga (AM). Aqui na Paraíba, o MDB, liderado pelo senador e pré-candidato à reeleição Veneziano é aliado a Lula e tenta buscar a sigla para apoiar a pré-candidatura a governador do atual prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (MDB).

A ala governista do partido avalia, porém, que a cúpula do PT está demorando muito para iniciar as conversas em torno da possível aliança. A decisão de compor com Lula teria que ser submetida à Executiva Nacional e pelo menos 15 estados são contra o PT.

A decisão também depende de Lula, que, segundo fontes do MDB, nunca chamou Baleia para conversar durante seu mandato. Apesar da resistência interna dos emedebistas, o PT pretende avançar nas conversas e construir um cenário favorável.

Segundo o portal infomoney, há uma percepção no entorno de Lula de que a única chance de atrair o MDB é com a oferta do posto de vice. Por isso, o presidente se mostraria disposto a sacrificar Alckmin, apesar de costumar elogiar o seu desempenho no posto. Nesse caso, o atual vice-presidente poderia disputar o Senado ou o governo de São Paulo. A conta dos petistas para investir em uma chapa com o MDB é voto, além de tempo de TV.

Os dirigentes também devem conversar sobre a situação da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-RS), que tem cogitado se candidatar ao Senado Federal por São Paulo, compondo com partidos da base governista. Outra opção seria pelo Mato Grosso do Sul, seu estado. A vaga que será ocupada pelo próximo vice de Lula pode pavimentar o caminho para o possível sucessor nas eleições de 2030, caso seja reeleito no pleito deste ano.

Com PB Agora

Publicar comentário