×

Antigo prédio do Ipase, em João Pessoa, será transformado em moradia para 50 famílias

Antigo prédio do Ipase, em João Pessoa, será transformado em moradia para 50 famílias

Cinquenta famílias paraibanas terão um novo lar no coração de João Pessoa. O edifício do antigo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (Ipase), localizado no tradicional Ponto de Cem Réis, será revitalizado e convertido em habitação popular por meio do Programa Imóvel da Gente, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

A iniciativa é mais um exemplo da política de destinação de imóveis da União para fins de interesse social, com foco no direito à moradia e na reocupação de áreas centrais com uso habitacional, promovida pelo Imóvel da Gente. O projeto reforça a cooperação entre o poder público e entidades da sociedade civil na promoção do direito à moradia e na requalificação de áreas históricas da cidade.

O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), passará por um processo de retrofit, que preserva suas características arquitetônicas originais enquanto adapta a estrutura para novas funções residenciais. Com área total construída de 5.479,39 m² e sete pavimentos, o imóvel foi concedido, sob o regime de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), à União por Moradia Popular da Paraíba (UMP/PB) — entidade civil sem fins lucrativos responsável pela execução do projeto habitacional.

Após a conclusão das obras, as famílias serão tituladas e poderão viver em moradias seguras e bem localizadas, próximas a escolas, comércios e serviços públicos. Com a iniciativa, o governo federal reforça o compromisso de transformar patrimônios públicos ociosos em moradia digna para famílias de baixa renda, contribuindo também para a revitalização do centro urbano de João Pessoa.

Uma visita técnica foi realizada na última sexta-feira (4), com a presença da secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi; do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; e de representantes da Caixa Econômica Federal, do IPHAN, da Associação dos Ambulantes da Paraíba e de secretarias municipais. O grupo também visitou as obras do Parque Socioambiental que será implantado na área do antigo Lixão do Roger, localizado nas proximidades do centro urbano.

Imóvel da Gente

O Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União, é uma iniciativa do Governo Federal que direciona imóveis sem uso para políticas públicas de habitação, educação, assistência social, saúde, cultura, esporte e outras áreas.

Desde sua criação, o programa já destinou cerca de 1.300 imóveis em todo o país, beneficiando mais de 400 mil famílias. Ao todo, foram destinados mais de 18,5 mil km² em mais de 500 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. Na Paraíba, já foram destinados 22 imóveis, beneficiando mais de 190 famílias em 12 municípios de todo o estado.

Ascom Ministério da Gestão e Inovação

Publicar comentário