As bandas BMMM, de Princesa Isabel, e Marçal de Tavares foram habilitadas no edital de Apoio à Manutenção de Bandas Filarmônicas e Fanfarras da Paraíba, que foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura. Ao todo, ao término da seleção, 38 proponentes em toda Paraíba foram habilitadas e vão receber R$ 20 mil cada.
O dinheiro a ser recebido, agora, poderá ser utilizado por cada uma das bandas e fanfarras para melhoria ou aquisição de equipamentos e materiais relacionados à manutenção das entidades musicais. Poderão ser adquiridos instrumentos, equipamentos de som, indumentárias, aviamentos, contratação de profissionais e serviços, entre outros.
De acordo com Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura, esse investimento vem para fortalecer uma importante iniciativa cultural que em diversos municípios paraibanos funciona como porta de entrada para jovens ao mundo da música e da instrumentação musical. “As bandas e fanfarras são tradições importantes que são agora contempladas com recursos da Pnab. É mais um setor cultural a ser atendido por esse investimento sem precedentes que vem sendo realizado na cultura da Paraíba”, destacou.
Ao todo, foram duas etapas de seleção. Na primeira, cada proponente passou por uma avaliação de análise de objeto, em que foram atribuídas notas de 0 a 10 a partir de critérios como tempo de existência das bandas ou fanfarras, coerência entre metodologia e objetivos do projeto, adequação de custos aos valores de mercado, iniciativas que atuem em projetos sociais ou educacionais, entre outros.
Já na segunda etapa, houve uma análise de habilitação, em que se observou as respectivas documentações dos inscritos. Por sinal, cinco das propostas que chegaram à segunda fase acabaram inabilitadas por problemas na documentação apresentada.
Confira o resultado final do edital no link https://paraiba.pb.gov.