A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (16), a entrega da Plataforma Elevatória de Acionamento Hidráulico da Escola Municipal Paulino Siqueira. A instalação tem como principal objetivo garantir acessibilidade plena às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, promovendo inclusão, segurança e autonomia no ambiente escolar.
O empreendimento contou com o investimento de R$ 119.900,00 (cento e dezenove mil e novecentos reais) e dá seguimento aos últimos investimentos na área da inclusão, como a aquisição de veículos adaptados e a aquisição de materiais pedagógicos específicos.
“É com muita alegria que estamos aqui hoje, na Escola Municipal Paulino Siqueira, para entregar oficialmente esta plataforma de acessibilidade. Apesar de parecer apenas um equipamento, uma estrutura física instalada em nossa escola, na verdade, o que entregamos hoje é muito maior: entregamos dignidade, respeito e oportunidades iguais. Esta plataforma representa o compromisso da nossa gestão com uma Cabedelo mais inclusiva, mais humana e mais justa”, declarou o prefeito, André Coutinho.
A plataforma cabinada é projetada para a condução de três passageiros ou ou um cadeirante e um acompanhante e foi estrategicamente incorporada à estrutura da unidade de ensino. O objetivo é facilitar o acesso, interligar os pavimentos, permitindo o deslocamento seguro de alunos, servidores e visitantes com deficiência física ou mobilidade reduzida.
“Esta é a primeira escola a receber esse tipo de equipamento, que representa um avanço na inclusão, é um importante avanço na infraestrutura educacional do município, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a educação inclusiva e de qualidade. Nos últimos meses, registramos importantes investimentos na educação, como a construção de novas creches, reforma de escola, entrega de ônibus e novos equipamentos. Nossa meta é reafirmar o compromisso de continuar melhorando a acessibilidade nas escolas, incluindo rampas e pisos táteis”, comentou a secretária de educação, Priscila Rezende.
O processo de instalação envolveu a adequação da estrutura física para suporte da plataforma; a execução de extensão de rede elétrica e instalação de subestação, necessárias para o pleno funcionamento do sistema e atendimento às normas de segurança e instalação elétrica e hidráulica conforme normas técnicas vigentes e montagem da plataforma.
O diretor de Infraestrutura da Educação, responsável pela elaboração do orçamento e acompanhamento dos serviços, Moisés Aguinaldo Oliveira Santos, afirma que, com a aquisição da plataforma, a Escola Paulino Siqueira passa a dispor de um equipamento moderno e seguro, com capacidade de promover a acessibilidade adequada aos padrões da legislação vigente.
“O orçamento para implantação foi todo feito com base em levantamento técnico e pesquisa de mercado atualizada, considerando todas as exigências normativas e de segurança para instalação do equipamento. Com essa aquisição, percebe-se uma valorização da estrutura física e pedagógica da unidade e mais conforto e autonomia para toda a comunidade escolar”, afirmou Moisés.
Inclusão – De acordo com a gestora da Escola Paulino Siqueira, Edna Pereira, a unidade conta atualmente com 50 alunos com deficiência, e muitos deles nunca puderam acessar o primeiro andar, ficando assim impossibilitados de conhecer e frequentar todos os ambientes.
“Hoje é um dia de grande alegria e orgulho, pois estamos inaugurando a plataforma elevatória que tanto sonhamos por 11 anos. Quero agradecer à gestão, pois com a implantação dessa plataforma, eles poderão conhecer a biblioteca, a sala do Mais Ciência e as demais salas de aula. Esse é um marco importante para a inclusão e para a qualidade educacional deles. O lema “sonhos coletivos, realidade construída” é exatamente o que estamos vivendo hoje. A inclusão é uma prioridade para nós, e temos certeza de que essa iniciativa será um exemplo para outras escolas”, afirmou Edna.