A deputada estadual e secretária da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) na Paraíba, Camila Toscano (PSDB) participou, nesta quinta-feira (21), em Salvador, da 6ª Reunião da Diretoria Executiva da entidade, realizada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, no Palácio Deputado Luis Eduardo Magalhães. O encontro reuniu parlamentares de todo o país para discutir temas estratégicos e administrativos da entidade.
Na pauta, estiveram discussões sobre parcerias em cooperações técnicas, fortalecimento da Frente Parlamentar da Unale, atualizações sobre o aplicativo da instituição, revisão do Estatuto, organização da Marcha dos Deputados, preparativos para a 28ª Conferência da Unale – que acontecerá no Rio Grande do Sul – além de debates sobre o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e um importante panorama sobre a COP 30, conferência climática que ocorrerá no Brasil em 2025.
Durante a reunião, Camila Toscano destacou a relevância dessas discussões, especialmente no que diz respeito à agenda climática. “A COP 30 é um evento que coloca o Brasil no centro das discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. É fundamental que os parlamentos estaduais estejam engajados e preparados para contribuir com políticas públicas que garantam desenvolvimento sustentável e proteção ambiental”, afirmou.
Além da reunião, a deputada paraibana também participou da solenidade de entrega do Prêmio Unale Assembleia Cidadã – 5ª edição, concedido à Assembleia Legislativa da Bahia, vencedora na categoria Gestão com o projeto ‘Central de Atendimento ao Cidadão: Modernização, Transparência e Serviços’. A premiação reconhece práticas inovadoras que aproximam o Legislativo da população.
Mulher – Camila Toscano, que também exerce as funções de vice-presidente da Comissão da Mulher da Unale e presidente da Rede de Mulheres das Américas, ressaltou a importância da representatividade feminina nas discussões nacionais e internacionais promovidas pela instituição, destacando a atuação da presidente da Assembleia da Bahia, Ivana Bastos.
“As mulheres precisam estar presentes nos espaços de poder e decisão. Nosso papel é garantir que temas como igualdade de gênero, combate a violência contra mulher, direitos sociais e desenvolvimento sustentável façam parte da agenda dos parlamentos. É muito gratificante ver que aqui na Bahia temos pela primeira vez na história, em 12 anos, uma mulher presidente do Poder Legislativo. Ivana faz um excelente trabalho em defesa dos baianos e sobretudo das mulheres dessa terra”, afirmou Camila.
Conferência – A parlamentar ainda reforçou a expectativa para a 28ª Conferência da Unale, que será realizada no Rio Grande do Sul e reunirá deputados estaduais de todo o país para debater inovações legislativas, gestão pública e políticas de desenvolvimento.