O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), vem consolidando seu nome como a principal liderança política da base governista para disputar o Governo da Paraíba em 2026. Com ampla experiência administrativa, boa aprovação popular e presença crescente em diversas regiões do estado, Cícero surge como o único nome capaz de unir diferentes forças em torno de um projeto de continuidade ao trabalho do governador João Azevêdo (PSB).
Apesar de movimentações dentro do Progressistas para lançar o nome do vice-governador Lucas Ribeiro, as últimas declarações do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e do ex-deputado Enivaldo Ribeiro demonstram preocupação com a estagnação da pré-candidatura de Lucas, enquanto o nome de Cícero aparece com destaque em pesquisas internas, liderando de forma expressiva as intenções de voto.
Em entrevista à rádio Pop FM nesta terça-feira (29), Aguinaldo Ribeiro deixou claro seu desconforto com os recentes diálogos entre Cícero e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), insinuando que qualquer articulação por fora do Progressistas pode ser interpretada como um distanciamento do grupo. “Se você está tratando fora do grupo, é porque não está mais no grupo”, disse o deputado, em tom de cobrança.
Já Enivaldo Ribeiro, presidente estadual do PP, apesar de reconhecer o bom relacionamento entre o partido e Cícero Lucena, afirmou que a legenda deve priorizar a candidatura de Lucas Ribeiro. No entanto, também admitiu o assédio de outras siglas sobre o prefeito, que é amplamente respeitado dentro e fora do partido. “Cícero é um nome respeitado, tem feito um bom trabalho”, afirmou.
Cícero tem o que nenhum outro pré-candidato da base oferece: solidez, experiência e unificação
Cícero Lucena foi reeleito prefeito da capital em 2024 com ampla maioria e possui em seu currículo passagens pelo Senado, Governo da Paraíba e pelo Ministério da Integração Nacional. Sua experiência, gestão aprovada e forte presença na capital — onde está o maior colégio eleitoral do estado — o colocam naturalmente como um nome preparado para liderar a Paraíba em um novo ciclo de desenvolvimento.
Além disso, Cícero tem dialogado com equilíbrio com outras forças da base aliada, algo essencial para manter a unidade do grupo que hoje governa o estado. Em um cenário político nacional cada vez mais polarizado, o prefeito representa moderação, competência e estabilidade.
O Progressistas ainda não oficializou um nome para a disputa estadual, mas caso o partido insista em não reconhecer a realidade eleitoral e o sentimento da população, Cícero Lucena não encontrará dificuldade em se viabilizar por outra legenda. O que não faltam são partidos interessados em abrigar sua candidatura, inclusive siglas da base aliada do governador João Azevêdo.
Base quer vitória — não imposições
A sucessão de João Azevêdo precisa ser construída com responsabilidade e visão de futuro. A imposição de nomes sem densidade eleitoral, sem crescimento nas pesquisas e sem capacidade de articulação política real pode fragilizar todo o grupo que vem governando a Paraíba com responsabilidade e equilíbrio nos últimos anos.
Nesse contexto, Cícero Lucena representa o caminho mais seguro e sólido para manter a Paraíba no rumo certo. Ignorar esse cenário seria desconsiderar a vontade popular e os sinais evidentes da política atual.
Nota: Todas as informações aqui publicadas têm como base declarações públicas, entrevistas e fatos amplamente divulgados na imprensa estadual. O conteúdo respeita os princípios da liberdade de imprensa e da pluralidade de ideias, sem caráter ofensivo ou difamatório.
Por Márcio Serafim