×

CMJP aprova mudanças na LDO 2025 com projeto que aumenta autonomia do Executivo no remanejamento de recursos

CMJP aprova mudanças na LDO 2025 com projeto que aumenta autonomia do Executivo no remanejamento de recursos

A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou nesta quinta-feira (7) pareceres favoráveis a três Projetos de Lei Ordinária (PLO) do Executivo, promovendo alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025. As mudanças visam dar maior agilidade ao planejamento e à execução do orçamento municipal, permitindo ajustes entre categorias e órgãos através de decretos.

Entre os projetos aprovados, o PLO 2279/2024 autoriza o prefeito a transpor, remanejar ou transferir recursos dentro dos limites estabelecidos pela Lei Orçamentária Anual (LOA). A medida promete dar maior flexibilidade ao Executivo, ao mesmo tempo que permite alterações em emendas parlamentares impositivas, mediante solicitação direta do vereador autor da emenda.

A proposta, no entanto, gerou divergências entre os vereadores. O vereador Marcos Henriques (PT) se posicionou contra o projeto, criticando a concessão de autonomia ao Executivo para realizar remanejamentos orçamentários sem a necessidade de aprovação da Câmara. “Esse projeto é uma temeridade. Estamos tirando a responsabilidade da Câmara na questão de realocações e remanejamentos e dando autonomia à Gestão Municipal. Não concordo com esse projeto. A gente não pode chancelar isso, pois vai diminuir a Câmara”, declarou, ao prometer estender o debate ao Plenário.

Por outro lado, a vereadora Eliza Virgínia (PP), que se absteve na votação, pontuou aspectos positivos do projeto, como a simplificação no processo de modificação das emendas impositivas, que poderia evitar a perda de recursos por burocracias. “Esse projeto desburocratiza a alteração das nossas emendas impositivas. Muitas vezes, alocamos recursos para uma secretaria, e ao surgirem problemas, todo o processo de mudança precisa recomeçar, o que pode levar até à perda da emenda. A proposta facilita essa mudança, mas entendo a preocupação do vereador Marcos Henriques quanto à ampliação dos poderes do Executivo em remanejamentos sem aprovação desta Casa”, ponderou.

Além do PLO 2279/2024, a CFO aprovou também dois outros projetos de autoria do Executivo Municipal. O PLO 2200/2024, que destina R$ 50 mil para a instalação e manutenção de equipamentos esportivos nas praças da orla marítima, e o PLO 2269/2024, com abertura de crédito de R$ 12,3 milhões para cobrir programas e despesas da Secretaria de Finanças. Ambos os projetos seguem agora para votação no Plenário da Câmara.

Publicar comentário