Começam as inscrições para as Oficinas de Xilogravura e Cordel dentro da programação da 1ª FLOR – Festa Literária do Extremo Oriental

Brasil Cidades Cultura Paraíba

A 1ª FLOR está prestes a colorir o Centro Histórico de João Pessoa com literatura, poesia e cultura popular! O evento, que acontece de 23 a 26 de outubro, é promovido pela Confraria Sol das Letras, Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) e União Brasileira de Escritores – Seção Paraíba (UBE-PB). Durante quatro dias, a capital paraibana se transformará em um grande jardim de idéias, sons e histórias.

Entre as atividades mais aguardadas estão duas oficinas que prometem encantar o público. Na sexta-feira (24), às 9h40, o xilogravador Josafá de Orós ministra a Oficina de Xilogravura, e, às 14h, o poeta e presidente da ACVPB, Merlânio S. Cordel conduz a Oficina de Cordel, no Polo do Cordel – Zé Limeira, localizado no Casarão 34 (Praça Dom Adauto, Avenida Visconde de Pelotas, 34).

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, com 15 vagas disponíveis para cada oficina, destinadas a pessoas a partir de 10 anos de idade. Para participar, basta acessar o link https://l1nk.dev/UCohp e garantir a sua vaga. As oficinas integram uma programação que valoriza a arte popular em suas diversas expressões, com cantorias, palestras, exposições e homenagens a grandes nomes do cordel nordestino.

O Polo do Cordel Zé Limeira será um espaço de celebração da nossa tradição, reunindo mestres e novos talentos, dialogando entre o passado e o presente. “A FLOR nasce para espalhar sementes de leitura, arte e cidadania, e nós, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, estamos felizes em ver o cordel ocupando o lugar que lhe pertence: o coração da cultura nordestina.” destacou o poeta e presidente da ACVPB Merlânio S. Cordel.

Programação do Polo do Cordel – Zé Limeira (Casarão 34)
Sexta-feira (24)
09h00 – Cantoria de Viola com Oliveira de Panelas e Maria Soledade
09h40 – Oficina de Xilogravura com Josafá de Orós
11h00 – Visitação à Exposição de Xilogravura
12h00 – Intervalo
14h00 – Declamação de Arnaldo Mendes Leite e Bento Júnior
14h00 – Oficina de Cordel com Merlânio Maia
16h20 – Visitação à Exposição de Xilogravura

Sábado (25)
09h00 – Declamação de Fábio Mozart e Jota Lima
09h40 – Palestra com Bráulio Tavares – Tema: Desafios do Autor de Cordel na Contemporaneidade
10h40 – Debate com a plateia
11h00 – Visitação à Exposição de Xilogravura
12h00 – Intervalo
14h00 – Declamação de Chico Mulungue e Thiago Alves
14h30 – Palestra com Marco Haurélio – Tema: Símbolos e Temas do Cordel de Ontem, de Hoje e de Amanhã
17h00 – Visitação à Exposição de Xilogravura

Domingo (26)
09h00 – Recital de Chico Pedrosa
11h30 – Entrega das Homenagens aos Artistas:
-Bráulio Tavares
-Chico Pedrosa
-Maria Soledade
-Oliveira de Panelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *