O município de Cuitegi avançou na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 ao alcançar a maior nota de todos os tempos no contexto geral e por unidades de ensino. Os dados foram divulgados semana passada pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na avaliação geral os dados progressivos mostram que em 2017 Cuitegi teve a nota 3,7 e em 2019 baixou para 3,5, muito abaixo da média. Já em 2021 apresentou avanço e foi a 4,5 de média e no último Ideb 4,9, superando todos os índices anteriores.
Quando avaliado o desempenho por unidades de ensino do fundamental anos iniciais, o município conseguiu um feito inédito. A Escola Estelina Leopoldina pontuou com a nota 4,1 na avaliação; a Escola Municipal Hilda Neves de Lucena ficou com 4,5 de nota; a Escola Horácio Montenegro obteve 5,2 e a Escola Municipal Maria Emi Madruga teve o melhor desempenho ao atingir a nota 5,8.
Secretária de Educação de Cuitegi, a professora Marlene Cardoso comemorou e disse que o desempenho é fruto de trabalho conjunto dos que fazem a gestão municipal.
“Graça a Deus, ao investimento feito nas escolas pela gestão e o trabalho da nossa equipe pedagógica, a gente vem crescendo. Nós só temos a gradecer a todos que estão envolvidos no processo de aprendizado dos nossos estudantes”, disse a secretária.