A deputada estadual Danielle do Vale comemorou, nesta quarta-feira (15), a ativação do Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Mamanguape (HGM), um importante avanço para a saúde pública do Vale do Mamanguape. O serviço foi viabilizado por meio de articulação da parlamentar junto à Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.
“O @govparaiba segue mostrando compromisso com a saúde do Vale do Mamanguape! O Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Mamanguape já está funcionando. Um sonho realizado e uma luta do nosso mandato que agora se torna realidade”, destacou a deputada durante visita técnica à unidade.
Danielle do Vale também agradeceu o empenho do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro, que, segundo ela, têm conduzido ações na saúde com responsabilidade e sensibilidade.
“Parabenizo a toda equipe do @hgm_pb pelo excelente trabalho e dedicação em cuidar de quem mais precisa”, completou.
Atendimento já em funcionamento
Em pleno funcionamento desde a última segunda-feira (13), o Centro de Hemodiálise tem capacidade para atender 20 pacientes por dia. A unidade está instalada em um prédio anexo ao HGM e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo estrutura moderna, climatizada e integrada à rede hospitalar regional.

Atendimento humanizado e equipe multidisciplinar
O diretor-geral do hospital, Rodrigo Adriano, explicou que o serviço vai além da hemodiálise tradicional, garantindo acompanhamento completo aos pacientes renais.
“O serviço não vem apenas com a rotina de diálise, mas um acompanhamento contínuo integrativo com nefrologista, enfermeiros, serviço social, psicólogo e nutricionista, além de todo o apoio da rede hospitalar, tornando o HGM referência para acolhimento e tratamento dos pacientes com doenças renais crônicas e agudas”, ressaltou.
Com a nova estrutura, pacientes da região que antes precisavam se deslocar para outros municípios agora terão acesso ao tratamento mais perto de casa, com conforto, segurança e suporte especializado.
Assessoria