ELEIÇÕES 2026: Maioria dos paraibanos ainda não definiu voto para o Senado; João Azevêdo e Veneziano aparecem à frente na disputa

Cidades Paraíba Politica

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Índice em parceria exclusiva com o Blog do Márcio Rangel mostra um quadro de alta indefinição na disputa pelas duas vagas da Paraíba no Senado Federal nas eleições de 2026. No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados ao eleitor, 57,2% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responder em quem pretendem votar.

Entre os nomes estimulados, o governador João Azevêdo (PSB) aparece na frente, com 52,2% das citações. Logo depois, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) registra 45,9%.

A pesquisa considera a soma dos dois votos que cada eleitor possui para o Senado.

Ainda segundo o levantamento, 24,3% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados. Já o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL), aparece com 12,5%, enquanto o prefeito de Patos Nabor Wanderley (Republicanos) soma 7,9%.

Cenário Estimulado – Senado (Soma dos Dois Votos)

Nome Percentual (%)

NS/NR 57,2%

João Azevêdo 52,2%

Veneziano Vital 45,9%

Nenhum 24,3%

Marcelo Queiroga 12,5%

Nabor Wanderley 7,9%

A pesquisa é quantitativa, de caráter estimulado, com 1.065 entrevistas presenciais, realizada entre 1, 2 e 3 de novembro de 2025 em municípios de todas as regiões da Paraíba.

• Margem de erro: até 3 pontos percentuais

• Nível de confiança: 95%

• Amostragem: por conglomerados, com quotas proporcionais de sexo e idade

• Fonte demográfica: Censo IBGE 2010/2022

• Controle de qualidade: geolocalização + gravação de entrevistas

PARCERIA – O Blog do Márcio Rangel e o Instituto Índice irão divulgar novas rodadas de pesquisas ao longo de 2025 e 2026, permitindo acompanhar a evolução do cenário eleitoral.

Blog Márcio Rangel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *