A redução de assassinatos no Estado se refletiu também em menos mulheres vítimas de crimes contra a vida. De acordo com os dados do Anuário da Segurança Pública e da Defesa Social da Paraíba, a redução foi de 13%, com 86 casos em 2022 e 75 casos em 2023.
O levantamento mostra que o percentual de elucidação de crimes violentos letais intencionais (CVLI) de mulheres no Estado é de 79% dos casos, considerando o período de janeiro a outubro, e de feminicídios, especificamente, é de 100%.
Nas políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) criou um novo indicador para estudo, o Violeta.
A ferramenta abrange violência psicológica, ameaça, lesão corporal por violência doméstica, importunação sexual, estupro, descumprimento de medida protetiva de urgência, tentativa de feminicídio, feminicídio e qualquer CVLI de mulher, já que toda morte de mulher deve ser investigada como possível feminicídio, conforme o Protocolo de Feminicídios da Paraíba.
Com assessoria