×

Fusão do PSDB com PSD pode ‘embolar meio de campo’ da política na Paraíba

Fusão do PSDB com PSD pode ‘embolar meio de campo’ da política na Paraíba

Em busca de sobrevivência política, o PSDB estuda a possibilidade de uma fusão com o PSD para 2026. A articulação tem como objetivo lançar uma terceira via para a disputa presidencial.

A aliança pode funcionar para articulações de lideranças no Sul e Sudeste, mas tende a “embolar o meio de campo” na Paraíba.

O PSD é comandado na Paraíba pela senadora Daniella Ribeiro, que tem o filho, Lucas Ribeiro, como vice-governador na gestão de João Azevêdo (PSB). Já o PSDB integra a frente de oposição ao governo, ao lado do União Brasil, liderado pelo senador Efraim Filho, e do MDB, do senador Veneziano.

Fábio Ramalho comenta fusão

O presidente estadual do PSDB, deputado Fábio Ramalho, confirmou que as tratativas entre os presidentes nacionais do PSDB (Marconi Perillo) e do PSD (Gilberto Kassab) estão bem avançadas, mas destacou que a prioridade de ambos os partidos é a eleição estadual.

“A Paraíba fica com o controle do PSDB, principalmente pela questão dos deputados estaduais e, mais ainda, pela pré-candidatura ao governo do Estado. Essa fusão tem como prioridade fortalecer a candidatura ao governo do Estado em 2026. Por isso, naturalmente, o controle permanece com o nosso grupo político”, afirmou Ramalho.

A senadora Daniella Ribeiro foi procurada pelo blog, mas sua assessoria informou que ela está em recesso e não concede entrevistas no momento.

PSDB em busca de sobrevivência

Os tucanos estão federados com o Cidadania desde 2022 para superar a “cláusula de barreira”, mas vêm perdendo espaço político, mesmo com a união.

Mais recentemente, o partido tem flertado com outras legendas, como Solidariedade, PDT e até mesmo o MDB. No entanto, as duas últimas opções se tornaram menos prováveis devido ao alinhamento com o governo Lula.

Jornal da Paraíba

Publicar comentário