×

Hugo Motta indica afastamento de até seis meses para cinco deputados envolvidos em tumulto na Câmara

Hugo Motta indica afastamento de até seis meses para cinco deputados envolvidos em tumulto na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), decidiu recomendar o afastamento de até seis meses do mandato para cinco parlamentares envolvidos na confusão que marcou as sessões desta semana.

A lista inclui Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Camila Jara (PT-MS). A medida é consequência da obstrução promovida por bolsonaristas, que chegaram a ocupar a Mesa Diretora do plenário para impedir o início dos trabalhos.

Segundo comunicado da Secretaria-Geral da Mesa, as denúncias sobre condutas durante o motim foram encaminhadas à Corregedoria Parlamentar. O pedido de suspensão partiu de PT, PSB e PSOL, que formalizaram representação contra os envolvidos.

Alguns nomes já estavam sob análise de Motta, mas, por enquanto, Paulo Bilynskyj (PL-SP) ficará de fora da lista. A inclusão de Camila Jara, deputada do PT, ocorreu após acusação de Nikolas Ferreira (PL-MG) de que ela teria o empurrado no momento da confusão.

A parlamentar nega ter agredido o colega. Em nota, sua assessoria afirmou que havia “empurra-empurra” no plenário e que ela apenas afastou Nikolas, que pode ter se desequilibrado.

O Conselho de Ética da Câmara deverá analisar as indicações nos próximos dias.

Publicar comentário