A cidade de João Pessoa vai contar com semáforos inteligentes e 3 mil câmeras de monitoramento com reconhecimento facial, como confirmou o prefeito Cícero Lucena, nesta sexta-feira (29).
Conforme observou o ClickPB, a informação foi veiculada em entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
De acordo com Cícero Lucena, os semáforos inteligentes vão permitir o controle do tempo em que os equipamentos ficam abertos ou fechados para o trânsito, facilitando a passagem do maior fluxo de veículos em cruzamentos e diminuindo engarrafamentos.
Cícero destacou que os equipamentos também serão interligados com ambulâncias, viaturas policiais e ônibus elétricos, facilitando o deslocamento e passagem com prioridade destes veículos.
“Outro item importante são os sinais inteligentes, que vão permitir abrir o fluxo do trânsito conforme o volume de veículos naquele sentido que precisa ficar mais tempo aberto, do que a forma estática de hoje onde, muitas vezes, você está em um sinal parado e o outro está aberto e não passa ninguém. Esses sinais serão interligados com ambulâncias, viaturas policiais em perseguição e ônibus elétricos, que serão implantados na cidade para que eles tenham prioridade e os sinais se mantenham mais tempo aberto para ganharem tempo de deslocamento”, explicou Cícero Lucena.

Câmeras de monitoramento
Segundo o prefeito de João Pessoa, as três mil câmeras de monitoramento que serão implantadas em toda a cidade vão possuir o recurso de reconhecimento facial em um sistema próprio da Prefeitura, que será interligado com o Estadual, através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O prefeito ainda informou que, com o sistema, será possível identificar possíveis veículos roubados, através da identificação de placas, assim como o monitoramento dos carros que estejam envolvidos em sequestros e assaltos.
“Serão três mil câmeras, onde temos uma plataforma de reconhecimento facial, que inicialmente vai interligar essas câmeras com o serviço de monitoramento que estamos inaugurando, compartilhada com o serviço de segurança do Estado, o Centro Integrado de Comando e Controle, em João Pessoa, que será alimentado com esse grande número de câmeras e informação. Ainda faremos o acompanhamento de carros que eventualmente sejam roubados, fazendo o reconhecimento de placa, assim como veículos que participem de sequestros e assaltos, teremos como monitorar por onde eles passaram e repassar essas informações para a polícia”, detalhou o prefeito.

Troca de luminárias em vias públicas
Ainda na entrevista, Cícero Lucena detalhou sobre a troca das luminárias antigas de cor laranja e incandescentes por lâmpadas LED de cor branca, que possuem uma série de benefícios, como a redução do consumo de energia elétrica.
Cícero afirmou que as novas luminárias serão interligadas a um sistema que identificará, por exemplo, sobre eventuais problemas de não funcionamento, como também a presença de sensores de presença que reduzem a intensidade das lâmpadas a depender do horário da noite em locais como praças. Segundo o político, os postes da orla também serão trocados, devido a idade de instalação e ação do tempo.
“Um dos itens que já se iniciou foi a troca de todas as luminárias incandescentes por lâmpadas LED, que vai permitir uma série de ganhos, como a redução do custo por consumir menos energia, redução de manutenção, pois tem vida útil maior e qualidade superior, contribuição ambiental e aumento da segurança pública. Essas luminárias estarão interligadas, se elas apagarem, o serviço de manutenção saberá na hora o problema, possibilitando a troca ou verificação do problema. Terá também a intensidade da iluminação por horário com sensores de presença, como em praças por exemplo. Também iremos trocar os postes da orla, que já estão bem antigos”, afirmou Cícero.
João Pessoa 100% LED até dezembro
Também em entrevista ao Arapuan Verdade no último dia 4 de agosto, Cícero confirmou que pretende entregar a iluminação em LED em toda a cidade até o mês de dezembro de 2025. “Entregar até dezembro 100% de iluminação de LED em João Pessoa”, confirmou.
Por fim, o prefeito destacou que mais de 300 pessoas vão atuar na área de tecnologia da cidade, que se tornará uma ‘Smart City’.
“João Pessoa passará a ser uma ‘Smart City’, onde a tecnologia vai estar a serviço da população. Serão mais de 300 pessoas que vão trabalhar na área de tecnologia”, concluiu o prefeito.
Na tarde desta sexta-feira (29), Cícero Lucena inaugurou a nova sede da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP), no Centro da Capital e lançou o projeto ‘Smart City’, que pretende tornar a Capital paraibana como referência em cidades inteligentes.
ClickPB