A Justiça Eleitoral de Jacaraú determinou a suspensão de uma pesquisa eleitoral realizada na cidade de Lagoa de Dentro, após indícios de irregularidades que levantaram suspeitas de fraude no levantamento de dados. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (03), com base em uma denúncia protocolada pela Coligação “COM A FORÇA DO POVO” – 0600621-96.2024.6.15.0060, que apontou inconsistências nos resultados e na metodologia utilizada.
A empresa foi contratada pelo “Blog Chico Soares”, da cidade de Itapororoca, no valor de R$ 8.000,00 e a empresa que realizaria a suposta pesquisa se chama “ADVISE”.
De acordo com o Juiz Eleitoral responsável pelo caso, a pesquisa apresentou falhas que comprometem a confiabilidade das informações, o que motivou a suspensão imediata da divulgação dos números.
A pesquisa em campo deveria ocorrer do dia 30/09/2024 até o dia 03/10/2024, contudo diversos populares afirmaram não ter recebido visitas de funcionários da empresa, nem mesmo ouviram dizer que estes foram vistos na cidade.
O magistrado ressaltou que a integridade do processo eleitoral deve ser garantida e que qualquer tentativa de manipulação ou distorção de dados será rigorosamente combatida. “chegou ao conhecimento deste juízo a ocorrência de fraudes em zonas eleitorais vizinhas, onde pesquisas eleitorais, que aparentavam estar formalmente legalizadas, na realidade estavam desvirtuando o processo eleitoral” – afirmou o magistrado.
Disse também “Observa-se que o modus operandi adotado envolveu a indicação, pelo Instituto de Pesquisa, de um blog (imprensa informal na internet) como contratante, o que poderia sugerir um suposto interesse na contratação. Junto a isso, FOI UTILIZADA UMA EMPRESA DE PESQUISA DE RECENTE CRIAÇÃO E SEM ATUAÇÃO PRÉVIA NA ZONA ELEITORAL.
Quando ao contratante, o Magistrado disse que o Blog Chico Soares “não possui histórico de atuação nesta Zona Eleitoral, nem aparente interesse na contratação da pesquisa”.
Candidatos e partidos envolvidos no pleito na comarca de Jacaraú aguardam o desenrolar das investigações e a eventual retomada da pesquisa, caso as irregularidades sejam sanadas