Durante entrevistas nesta terça-feira (29), o vereador licenciado e secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti, destacou a importância do Mercado de Oitizeiro e as etapas do diálogo com os comerciantes, que serão transferidos para o novo local apenas quando a obra estiver concluída. O equipamento está sendo erguido em uma área de 5 mil metros quadrados, com infraestrutura completa, espaços de convivência, 400 boxes comerciais, lojas e bancas de feira.
Assim, a Feira de Oitizeiro será desativada, dando lugar a uma praça pública, pois já está sendo construído um grande espaço para abrigar os comerciantes locais, próximo ao viaduto das Três Lagoas, com acesso pela BR-230 e por outras vias, distante apenas 1 km da feira atual. “Este novo mercado é apenas um dos que a Prefeitura está investindo. Dos 19 mercados públicos que temos na cidade, 13 estão recebendo investimentos, na ordem de R$ 90 milhões. No Mercado de Oitizeiro estão sendo investidos pouco mais de R$ 10 milhões. Um espaço mais digno, não só para quem trabalha, mas também para quem irá visitar e utilizar o local para fazer compras”, explicou Marmuthe.
O secretário deixou claro que o diálogo tem sido uma marca da gestão do prefeito Cícero Lucena, e sua também. “A gente apresentou o projeto deste mercado em diversos momentos, para que todos pudessem tomar conhecimento sobre a obra que vai transformar a Feira de Oitizeiro em um mercado de verdade! Um espaço fantástico, no mesmo bairro, com toda estrutura necessária e adequada para os comerciantes e consumidores. E o diálogo com os comerciantes vem sendo feito desde a fase do projeto, com audiências públicas na Câmara de João Pessoa, nas discussões da Lei de Diretrizes Orçamentária e Lei Orçamentária Anual, nas plenárias regionais do programa ‘Você Prefeito’, e também estive no local da Feira, dialogando com os comerciantes e feirantes, mostrando a importância do projeto e o quanto a obra está avançada”, lembrou.
Marmuthe disse ainda que a Gestão Municipal está trabalhando, incansavelmente, para trazer vários atrativos para o novo mercado, como a presença de agências bancárias, serviços da Prefeitura e um terminal de integração de ônibus, para garantir um grande fluxo de clientes e consumidores. “É uma obra necessária, pois onde se localiza atualmente a Feira de Oitizeiro está impraticável, insalubre, oferecendo riscos à saúde das pessoas, não tem estacionamento e ainda atrapalha o trânsito. Não faz sentido continuar”, ressaltou.
O gestor da Sedurb também afirmou que todos os comerciantes da Feira de Oitizeiro passarão por recadastramento, para que sejam contemplados neste novo mercado, obedecendo alguns critérios. “O mercado contará com ambientes planejados para oferecer mais conforto e funcionalidade aos comerciantes e à população. Temos a certeza que estamos fazendo o melhor para a cidade, para os comerciantes, feirantes e moradores de Oitizeiro. E continuamos abertos ao diálogo. Quando convidado, irei novamente ao local para conversar com todos. Nosso gabinete também está de portas abertas, pra gente mostrar como a obra está avançada e a magnitude do projeto”, disse Marmuthe.
Transferência – A previsão é que o Mercado de Oitizeiro esteja concluído até o final do ano. Em seguida, terá início o processo de transferência, onde cada comerciante será acomodado no seu espaço. “Quem trabalha de verdade e usa o local para comercializar seus produtos não vai ficar de fora. Mas vamos priorizar quem é de João Pessoa, pois muitos vêm de fora e não são contribuintes da nossa cidade. Então, quando chegar o momento, faremos uma reunião para destinar o espaço onde cada um poderá atuar, e isso será divulgado amplamente na imprensa. Até lá, deixamos claro que só haverá mudança do local atual quando o mercado estiver pronto”, concluiu Marmuthe.
Assessoria