O Polêmica Paraíba realizou um levantamento para apontar quem são os pré-candidatos favoritos das principais cidades do Estado. Os dados são das últimas pesquisas eleitorais registradas no TRE-PB. No entanto, o caminho ainda é longo e os cenários podem sofrer alterações, tanto em relação aos pré-candidatos, quanto ao resultado final, que acontece nas urnas.
Abaixo, confira quem são os favoritos de acordo com as últimas pesquisas:
João Pessoa
Em João Pessoa, Cícero Lucena, que é pré-candidato à reeleição, é o favorito para os entrevistados pela pesquisa Veritá, divulgada no dia 8 de Julho. Para 27, 9% dos eleitores, o prefeito deve ser reeleito.
Em seguida aparece o médico Marcelo Queiroga (PL), que foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro, com 19,5%.
Completam a pesquisa o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), com 14,8%; o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), com 7,2%; o pastor Sérgio Queiroz (Novo), com 3,7%; e o técnico judiciário Celso Batista (Psol), com 1,8%.
A pesquisa foi realizada de 10 a 14 de junho de 2024. A margem de erro foi de 3,5 pontos percentuais. O instituto entrevistou 1.202 pessoas. Registro TRE-PB – 07225/2024.
Santa Rita
A última pesquisa divulgada no município de Santa Rita apontou o radialista Nilvan Ferreira como o favorito dos entrevistados para ganhar a eleição e ser o novo prefeito da cidade, com 35, 6% das intenções de voto, conforme os números da pesquisa DataVox. O resultado representa mais que o dobro do alcançado pelo segundo colocado, Jackson Alvino (Progressistas), que pontua com 16,4%. O terceiro colocado na disputa é Pedrito Gomes, que aparece com 8%.
Nas posições subsequentes aparecem: Ivonete Barros (6,6%); Luciano Alvino (1,2%); Dr. Jodson Júnior (0,6%); Severino Biló (0,4%) e Nicola Lomonaco (0,2%).
Contratada pelo portal PB Agora, a pesquisa Datavox foi registrada em 02/07/2024: Protocolo PB – 09085/2024 – TSE – TRE.
Campina Grande
Em Campina Grande, mesmo com indecisão, Romero Rodrigues lidera pesquisa de intenção de voto, segundo os dados do Instituto Opinião, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) está na frente na corrida para a Prefeitura, com 43,3% das intenções de voto em um cenário estimulado.
O atual prefeito, Bruno Cunha Lima (União Brasil), ocupa a segunda posição, apresentando 17,3% da preferência do eleitorado. O levantamento aponta também o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) com 9,5%, situando-se como um terceiro competidor significativo no processo eleitoral.
No que diz respeito a outros candidatos, a pesquisa indica que a senadora Daniella Ribeiro (PSD) detém 4% das intenções, seguida pela médica e ex-candidata à prefeitura Dra. Tatiana Medeiros (Republicanos) com 2,7%, Olímpio Rocha (PSOL) com 2,5%, Artur Bolinha (Novo) com 2%, Bruno Roberto (PL) com 0,8%, e André Ribeiro (PDT) e Dr. Jhony Bezerra (PSB) ambos com 0,5%. Márcio Caniello (PT) aparece com 0,2%.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o número PB-09039/2024, a pesquisa ouviu 601 eleitores de Campina Grande entre os dias 18 e 19 de março deste ano. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
Cajazeiras
De acordo com os dados da consulta na modalidade estimulada – quando foram apresentados ao entrevistado opções de pré-candidatos –, Chico Mendes (PSB) aparece na primeira posição, com 47% das intenções de votos do eleitorado cajazeirense. Em segundo lugar, vem Socorro Delfino (Progressistas) com 32% dos votos. Não sabe representa 14% das entrevistas, enquanto que 7% dos entrevistados afirmaram que não votam em nenhum candidato.
O Instituto Índice entrevistou, entre os dias 09 e 11 de junho, 771 eleitores com idade acima dos 16 anos em 27 bairros e comunidades da cidade de Cajazeiras. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER/PB), sob o número PB-06629/2024.
Bayeux
Realizada e contratada junto ao Instituto ÍNDICE. A pesquisa é a primeira divulgada após o Tribunal Superior Eleitoral – TSE anunciar que a ex-prefeita Sara Cabral está inelegível e não poderá disputar as eleições como pretendia a ex-pré-candidata.
A pesquisa foi divugada antes de Diego do Ki – Preço retirar sua candidatura e anunciar apoio a Tacyana Leitão.
De acordo com os dados da consulta na modalidade estimulada – quando foram apresentados, ao entrevistado, opções de pré-candidatos, – a esposa do deputado Felipe Leitão, Tacyana Leitão (PSB), aparece na primeira posição, com 20,75% das intenções de votos do eleitorado de bayêense.
Em segundo lugar, vem o empresário Diego do Ki Preço (PSD), com 17,55%. Em terceiro lugar, o ex-deputado federal e ex-vice-prefeito, Domiciano Cabral (MDB), com 9%; e em quarto, o vereador Luciano impacto Som (Avante), com 5,8%. O ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Bayeux, Jefferson Kita (PT) é o quinto com 4,8%.
PESQUISA ESTIMULADA
– Tacyana Leitão (PSB): 20,75%;
– Diego do Ki Preço (PSD): 17,55%;
– Domiciano Cabral (MDB): 9%;
– Luciano Impacto Som (Avante): 5,8%;
– Jefferson Kita (PT): 4,8%
– Não sabe/Nao respondeu: 21,4%;
– Nenhum deles: 20,7%.
Patos
A pesquisa do Agorasei revela que Nabor Wanderley tem 51,6% das intenções de voto dos patoenses. O Juiz Ramonilson aparece em segundo, com 15,4%.
A Baronesa Priscila é a terceira mais citada, com 7,6%. Professor Edileudo é o que recebeu menos citações, com apenas 2%.
As pessoas ouvidas que declaram votar em branco ou nulo totalizam 9%. Aqueles sem opinião ou que não responderam representam 14,4% do universo total da pesquisa. Os dados são da pesquisa estimulada.
A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 de maio e ouviu 500 eleitores, de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Patos PB. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Esta pesquisa foi registrada no TSE com a identificação PB-04268/2024.
Cabedelo
Em Cabedelo, André Coutinho lidera pesquisa em Cabedelo com 38,5% contra 10,7% de Walber Virgolino, os dados são da Pesquisa Índice. Em terceiro lugar, a ex-primeira-dama e ex-vereadora, Jacqueline Monteiro (Podemos), com 5,6%; e em quarto, o ex-deputado e atual presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa (PSB), com 2,4%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: PB-05920/2024.
O Instituto Índice entrevistou 773 eleitores, com idade acima dos 16 anos, entre os dias 5 e 8 de maio, em 27 bairros e comunidades da cidade de Cabedelo. A margem de erro da pesquisa é 3,5% para mais ou menos, com índice de confiança de 95%.
Sousa
A mais recente pesquisa sobre o cenário político-eleitoral na cidade de Sousa, contratada e realizada pelo Instituto ÍNDICE. Os dados, coletados entre os dias 6 e 8 de junho, revelam que o médico Gilberto Sarmento, popularmente conhecido como Gilbertão, está na liderança com 25,48% das intenções de voto na modalidade estimulada.
Em segundo lugar, aparece o advogado e ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Sousa, Helder Carvalho, que conquistou 23,66% das preferências entre os entrevistados. A vereadora Lana Dantas ocupa a terceira posição com 4,48% das indicações de voto.
Resultados Detalhados da Pesquisa Estimulada
Gilbertão: 25,48%
Helder Carvalho: 23,66%
Lana Dantas: 4,48%
Não soube ou não respondeu: 30,71%
Nenhum candidato: 15,67%
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-09513/2024, a pesquisa foi conduzida com um total de 776 eleitores, todos com idade acima dos 16 anos.
Guarabira
A segunda rodada de pesquisa para prefeito de Guarabira-PB, realizada pelo Instituto Advise, contratada pelo Blog Chico Soares, mostra o confronto direto entre os principais pré-candidatos a prefeito de Guarabira.
Quando o entrevistador apresentou os nomes apenas de Léa Toscano e Ramon Menezes, apenas, num confronto direto entre os postulantes, a ex-prefeito leva vantagem, sendo a melhor opção para 67,4% das intenções de voto contra 20,19% de Ramon. Brancos e nulos somaram 8,03% e indecisos 4,38% dos entrevistados.
A pesquisa realizada pelo Instituto Advise sobre a sucessão em Guarabira foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-07981/2024. Ao todo, foram realizadas 408 entrevistas nos dias 28 e 29 de junho do corrente ano.
Sapé
O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte, apontou Major Sidnei como favorito dos entrevistados, com 57,5% das intenções de voto, seguido do ex-Prefeito Roberto Feliciano, com 10, 3% dos votos, seguido por seu irmão, o também ex-Prefeito e Deputado Estadual Zé Feliciano com 4%, que está tecnicamente empatado com Juscelino do Peixe e Luizinho Limeira.
Os dois últimos são o Professor Miguel e Alan da Madereira que disputaram o pleito de 2020 contra o Major Sidnei Luizinho Limeira.
A pesquisa foi registrada no TRE-PB, com o número de identificação: PB-05735/2024
Com Polemica Paraiba