As obras de triplicação da BR-230, em Cabedelo, estão paralisadas. A ampliação se arrasta há anos e ainda está longe de uma conclusão. Recentemente, operários estiveram trabalhando em intervenções às margens da BR-230, o que causou bloqueios em acessos e estacionamentos de lojas na área.
O dono de uma das lojas localizadas na BR-230, que não quis ser identificado, se diz prejudicado pela lentidão e pela obra paralisada na rodovia. “Está prejudicando nossa loja e nossos clientes. E a obra não anda. É um absurdo a gente ter que esperar tanto e ainda não ver solução”, desabafou.
Um dos atrasos da obra ocorreu após a construtora abandonar o serviço. Em seguida, o Exército Brasileiro deu andamento à triplicação, fez alguns viadutos e, encerrado o prazo, não renovou o contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Uma nova empresa foi contratada desde o fim do ano passado e está responsável pela obra.
O superintendente do DNIT, Arnaldo Monteiro, havia informado em abril, que a nova etapa da obra diz respeito a construção de dois viadutos e seis passarelas, cujas obras devem ser concluídas em 2026. Esse trecho será iniciado logo após a conclusão dos 3,3 quilômetros das vias laterais, mencionadas acima.
A moradora do bairro de Intermares, Anália Diniz, se diz preocupada com a demora nas obras e com o risco de acidentes. Já houve situações de mortes no trânsito em meio às obras de triplicação da BR-230. “A gente quer uma solução para essas obras, uma resposta, um andamento”, contou.