Pai de estudante autista denuncia bullying em escola particular na cidade de Guarabira

Guarabira Paraíba

O pai de uma estudante autista, de uma escola particular de Guarabira, Agreste Paraibano, enviou à redação do Site, uma carta relatando que a menina é vítima de bullying na e que a escola é negligente no caso de sua filha.

O que é bullying?

O bullying é definido no Código Penal e na Lei 14.811como a intimidação sistemática, feita de forma individual ou em grupo, por violência física ou psicológica.  O bullying pode envolver:

xingamentos
tirar sarro ou provocar
espalhar boatos ou mentiras
ignorar ou deixar de fora
atos ameaçadores ou humilhantes
atos físicos de empurrar, puxar, bater, chutar, entre outros
pegar ou danifica dinheiro ou outros itens.

Veja a carta enviada a nossa redação

CARTA DENÚNCIA: Bullying contra estudante autista em escola particular de Guarabira-PB

Guarabira (PB), 10 de Abril de 2025.

Prezados(as) senhores(as),
Venho por meio desta carta denunciar uma situação extremamente grave ocorrida com minha filha, estudante autista, em uma escola particular localizada na cidade de Guarabira, Paraíba.

Durante o ano letivo de 2024, minha filha foi vítima recorrente de bullying por parte de colegas de sala, situação que se agravou ao ponto de comprometer totalmente seu rendimento escolar, levando-a à perda do ano letivo. Infelizmente, o caso chegou ao extremo mais doloroso: minha filha tentou suicídio, consequência direta do sofrimento psicológico ao qual foi submetida no ambiente escolar.

Após identificar os alunos envolvidos nas agressões, entrei em contato com a instituição de ensino e solicitei, de forma pacífica e respeitosa, apenas uma reunião com os pais dos estudantes identificados, na tentativa de promover o diálogo e buscar um encaminhamento que garantisse o bem-estar da minha filha e a prevenção de novos episódios.

No entanto, até o presente momento, a escola não promoveu essa reunião, nem ofereceu qualquer suporte adequado diante da gravidade da situação. A omissão diante de um caso tão sério é, para mim, inaceitável.

Escrevo esta carta como pai, mas também como cidadão preocupado com a vida de outras crianças neurodivergentes que podem estar passando por situações semelhantes, silenciosamente. O bullying é uma violência real, que machuca, exclui e pode, sim, matar. E o silêncio das instituições diante disso é cúmplice.

Peço que esta denúncia seja divulgada, para que haja conscientização, apuração e providências. O mínimo que espero é respeito, justiça e empatia.

Atenciosamente,
D. Alighieri Silva
Pai de aluna vítima de bullying
(83) 99903-8795

Portalmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *