O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal de João Pessoa, participou na última sexta-feira (24) da abertura da “Semana do Bebê”, no bairro Ilha do Bispo. A campanha de saúde da primeira e primeiríssima infância faz parte do calendário de eventos da capital paraibana, através da Lei Municipal 13.018/2015, de autoria de Marmuthe.
A programação da Semana do Bebê 2024 conta com atividades educativas e oferta de serviços gratuitos para bebês, crianças, pais, gestantes e puérperas até o final do mês de maio, nas unidades de saúde da família (USFs) e policlínicas municipais. Durante as ações, serão oferecidos atendimentos médico e odontológico; orientações sobre introdução alimentar com nutricionista; vacinação; avaliação do cartão de vacinas; dinâmicas com mães e crianças; atividades lúdicas; apresentação teatral; oficinas de shantala e primeiros cuidados com o bebê; tapete sensorial; feiras de saúde; palestras e rodas de conversa relacionadas ao tema.
“Que alegria imensa poder estar aqui mais um ano junto de vocês, prestigiando este evento que já faz parte do calendário da nossa cidade, fruto de uma Lei Municipal de autoria do nosso mandato, reconhecendo a importância que têm as ações da Semana do Bebê. Para mim, isso é um motivo de muito orgulho. Pois, hoje a nossa cidade é uma referência também nas ações que dizem respeito à saúde, cuidados e assistência às crianças, bebês e gestantes”, destacou Marmuthe.
A “Semana do Bebê” é um movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeiríssima infância no âmbito municipal, através da realização articulada de inúmeras atividades e serviços específicos. Uma iniciativa que vem sendo realizada anualmente em João Pessoa, cuja estratégia é a mobilização social, pelo direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida. O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, Instituto InterCement, Associação Recreativa Cultural e Artística (ARCA), e Rede Amiga da Ilha do Bispo.
“Acredito que a realização de várias edições da ‘Semana do Bebê’, nos últimos anos, teve um papel importante para redução da mortalidade infantil em João Pessoa. Inclusive, consegue ultrapassar esse objetivo, pois contribui para garantir o acesso das gestantes ao pré-natal; incentiva o aleitamento materno; melhora a qualidade de vida das crianças de até três anos; diminui o nível de exclusão social causado pela gravidez na adolescência; e mobiliza a sociedade sobre a importância e os cuidados na primeiríssima e na primeira infância”, concluiu Marmuthe.