Uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Certifica, em parceria com o Blog do Ninja e publicada nesta quinta-feira (03), revela um cenário favorável para a pré-candidata Ninha, apoiada pela prefeita Eliselma Oliveira na corrida pela prefeitura de Marcação. Os dados, coletados entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de 2024, indicam uma vantagem significativa de Ninha em ambas as modalidades da pesquisa — estimulada e espontânea.
Cenário Estimulado
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Ninha aparece com 67,8% das intenções de voto, quase quatro vezes das intenções de voto de Angélica Barreto, que tem 17,4%. Os votos brancos ou nulos somam 8,0%, enquanto 6,7% dos eleitores disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder.
Cenário Espontâneo
No cenário espontâneo, onde os eleitores mencionam seus candidatos sem que opções sejam sugeridas, Ninha continua liderando com 62,7% das intenções de voto. Angélica Barreto tem 11,8%, enquanto outros candidatos somam 1,1%. Os votos brancos e nulos representam 6,4%, e 14,5% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar. Além disso, 3,5% dos entrevistados preferiram não responder.
Os números refletem uma clara preferência pelo nome de Ninha na disputa. A margem de vantagem sobre Angélica Barreto em ambos os cenários — estimulada e espontânea — demonstra a força de sua candidatura na reta final da campanha.
O levantamento foi registrado sob o número PB-09577/2024 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e segue todas as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa foi realizada na Zona Urbana e Rural da cidade com uma amostra de eleitores de 330, nível de confiança de 95% e uma margem de erro máxima de ± 5,3 pontos percentuais para o conjunto da amostra.