Prefeitos, secretários e servidores participam da abertura do Conexão CNM na Paraíba
Prefeitos, prefeitas, secretários e servidores municipais participaram, nesta segunda-feira (2), da abertura do Conexão CNM, realizado na Paraíba por meio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O evento, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), registrou mais de mil inscritos no estado, demonstrando a forte adesão das gestões municipais à iniciativa de capacitação.
Durante a abertura, foi destacada a luta diária dos municípios pela consolidação do tão sonhado pacto federativo. “É isso que nós estamos fazendo aqui. Nós estamos trabalhando pelo pacto federativo”, ressaltaram os representantes, reforçando o compromisso municipalista do evento.
O Conexão CNM tem como objetivo oferecer capacitação técnica qualificada, alinhada às principais demandas enfrentadas diariamente pelas administrações municipais. A programação contou com 15 áreas temáticas, realizadas de forma simultânea, abrangendo setores estratégicos da gestão pública: Assistência Social, Saúde, Educação, Finanças, Jurídico, Previdência, Contabilidade, Habitação, Desenvolvimento Rural, Defesa Civil, Turismo, Terceiro Setor, Captação de Recursos e Emendas Parlamentares e Controle Interno.
Cada área apresentou conteúdos específicos, voltados ao aprofundamento de discussões, esclarecimento de dúvidas e apoio à tomada de decisões dos gestores municipais. No ato da inscrição, os participantes escolheram uma única temática para acompanhar integralmente durante todo o evento.
O presidente da Famup, George Coelho, destacou a importância da capacitação para o fortalecimento da gestão pública. “Isso garante você ter gestão, isso garante você poder fazer política. Quando você tem uma equipe competente, pessoas que se dedicam, você tem certeza de que terá uma boa gestão e tempo para fazer aquilo que propôs ao seu povo. Quem toma conta do município é o prefeito, mas principalmente uma equipe muito qualificada e competente, e isso a gente consegue em momentos como esse do Conexão CNM, com capacitação”, afirmou.
Representando o presidente da CNM, Gladmir Aroldi, o dirigente Eduardo Tabosa agradeceu a participação dos gestores municipais e fez um reconhecimento especial à liderança paraibana. “Em nome da diretoria da CNM, queremos agradecer a presença de cada prefeito, prefeita, vice-prefeitos, vereadores, secretários e colaboradores dos municípios que estão conosco nas 15 arenas deste Conexão CNM. E agradecer de forma muito especial ao presidente George Coelho, esse líder municipalista da Paraíba”, destacou.
Também representando a CNM no Nordeste, Eduardo Tabosa ressaltou que o Conexão vai além do evento presencial. “O Conexão não termina amanhã ao meio-dia, ele continua. Os técnicos da CNM vão dialogar com os técnicos dos municípios nessa interação permanente, porque eles têm a técnica, mas o técnico do município conhece o cheiro das ruas, o cheiro do povo”, disse, destacando a importância dessa troca de experiências, sempre com respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A prefeita de Monteiro, Ana Paula, elogiou a iniciativa e reforçou a necessidade de participação dos gestores. “Agradecer à CNM por esse evento maravilhoso. Foram mais de mil inscritos. Nós precisamos cada vez mais participar desses eventos, tirar um tempo para aprender e melhorar a gestão. Os recursos são limitados, não é fácil, mas essa parceria da Famup com a CNM é fundamental”, afirmou.
O secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, reforçou a essência do Conexão CNM. “Vocês, prefeitos, trazem seus secretários porque essa é a nossa essência: treinar e capacitar para que as gestões fiquem cada vez melhores, com menos embaraços e dificuldades. Muito obrigado pela presença de todos e todas”, declarou.
Luta municipalista – Antes da abertura oficial, Eduardo Stranz apresentou aos prefeitos e prefeitas temas estratégicos da agenda municipalista da CNM em Brasília, destacando a atuação junto ao Congresso Nacional em defesa dos interesses dos municípios brasileiros. O Conexão CNM segue com as capacitações também nesta terça-feira (3).



Com Assessoria e Comunicação



Publicar comentário