Prefeitura de Serraria distribui 5 mil sementes de inhame-cará em parceria com a Colônia de Pescadores
A Prefeitura de Serraria, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã de 29 de dezembro de 2025, uma importante ação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal: a distribuição de 5 mil sementes de inhame-cará para famílias serrarienses.
A iniciativa aconteceu em parceria com a Colônia de Pescadores de Serraria, que adquiriu as sementes por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Sementes, da Conab, com apoio da CIDEAS – Cooperativa de Produção e Industrialização da Aquicultura e Agricultura Familiar do Brasil.
Do total, 2.400 sementes foram distribuídas diretamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social a agricultores familiares e pescadores do município. Outras 2.600 sementes foram entregues pela Colônia de Pescadores à Associação dos Produtores Rurais dos Sítios Lagoa do Mato e São Geraldo, que ficou responsável pela distribuição junto aos associados.
A ação integra uma política construída pelo COMSEA, que propôs a implantação de um Banco Municipal de Sementes. Cada agricultor e pescador beneficiado assumiu o compromisso de devolver 10% da produção de sementes obtidas, garantindo a manutenção e a sustentabilidade do banco no município.
A parceria com a Colônia de Pescadores foi iniciada ainda pelo saudoso secretário municipal de Agricultura, Gil Alves, cujo legado permanece vivo nas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal em Serraria.
Neste primeiro momento, a iniciativa teve início com a semente de inhame-cará. Segundo Felipe, representante da Colônia de Pescadores, a próxima etapa prevê a distribuição de sementes de grãos e outras variedades, ampliando o alcance da ação e reforçando a segurança alimentar e a produção local no município.








Publicar comentário