Capacitar mão de obra qualificada para produção de alimentos que poderão ser adquiridos para programas como PNAE, PAA e Compra Direta, foi o objetivo de reunião que ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), envolvendo representantes da Prefeitura de Guarabira e do Senar.
A exposição do portfólio de cursos de capacitação pensados especificamente para comunidades rurais, foi feita pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais na região, Rubens Fernandes, que representa o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A partir de articulação dos órgãos governamentais, o Senar oferecerá cursos como:
– Técnicas de psicultura (criação de peixes);
– Técnicas de carcinicultura (criação de camarão);
– Fabricação de bolos e biscoitos regionais;
– Fabricação de polpas de fruta;
– Fabricação de queijos de coalho, manteiga, ricota e muçarela;
– Fabricação de geleias.
A reunião contou com as presenças de Marcelo Bandeira (secretário de Agricultura), João Rafael de Aguiar (secretário de Indústria e Comércio), Gilson Cândido (coordenador de Formação Profissional) e Luan Pontes (chefe da Sala do Empreendedor).
De acordo com Marcelo Bandeira, esse foi apenas um primeiro contato com o Senar, e num momento as comunidades rurais serão informadas da disponibilidade dos cursos, serão feitos estudos de viabilidade, levando-se em consideração as potencialidades de cada comunidade, para operacionalizar os cursos.
A ideia é fortalecer e estabelecer as famílias que residem no campo, a partir da produção de produtos que possam ser adquiridos pelo poder público, desburocratizando os processos e garantindo renda às comunidades rurais.