Presidente da FAMUP destaca avanços da federação e já conta com 219 municípios filiados

Brasil Cidades Paraíba

Ao programa Capim em Debate apresentado pelos radialistas Professor Josa e Chico Soares, o presidente da FAMUP (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), George Coelho, revelou que a entidade está em atualmente em outro patamar e que conta com 219 municípios filiados. “A FAMUP está em outro patamar, de confiabilidade, de sustentabilidade e de respeito que tem pelos gestores. Quando fui eleito em 2018 nós tínhamos 166 prefeitos filiados a federação, em primeiro mandato. Fizemos uma reorganização da federação para voltar a aquilo que ela tem de mais primorosos, voltar a pauta municipalista, defender os municípios. Nós representamos os prefeitos e municípios. Graças a Deus com uma equipe muito boa, que tem representado a federação, tudo tem dado certo, porque é uma equipe que vem dos municípios.  A ladeira nós subimos e estamos na chã e a FAMUP conta com 219 municípios filiados, dos quais faltam apenas quatro municípios”.

Segundo Coelho, diversas conquistas foram alcançadas desde 2018, quando assumiu a federação. “Temos diversas conquistas na pauta municipalista, desde quando assumi a federação em 2018. Conquistas que começaram no congresso nacional e na Paraíba, a exemplo, de 1% do mês de setembro, com o movimento realizado na praça do meio do mundo em 2017, quando mobilizamos os prefeitos e contou com a ajuda dos prefeitos de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Esse ano em setembro, os prefeitos vão receber 1% a mais de FPM, porque setembro é o pior mês de duodécimo do ano. Como também o PL 139, que regularizou a questão dos contadores e advogados na prefeitura, porque na época o ministério público queria que fosse realizado um concurso público para os procuradores e contadores dos municípios, mas não tinha como. Foi uma luta muito grande. 100% sem resíduos sólidos na Paraíba, uma parceria do Ministério Público e FAMUP. Não há mais lixões nas cidades. O movimento sem FPM não dá, quando o FPM sofreu uma queda brusca sem explicação. Em 2023 o governo Lula estava com aumento de arrecadação, mas caiu o repasse do FPM e o governo fez a revisão disso ai”.

George Coelho destacou a contribuição de Hugo Mota, atual presidente da Câmara Federal, na luta em defesa da pauta municipalista. “A contribuição de Hugo mota tem sido muito grande. Ele abriu as portas da Câmara Federal para a FAMUP e o movimento municipalista, para fazer o que for necessário em favor dos municípios”, destacou.

OfarolPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *