Com a paralisação dos motoristas de ônibus do transporte público em João Pessoa nesta segunda-feira (27/01), os pessoenses se depararam com disparada nos preços cobrados pelos serviços de transporte por aplicativo no Uber e 99 Táxi.
Usuários foram às redes sociais para reclamar da subida nos valores devido à alta demanda.
Estima-se que aproximadamente 180 mil pessoas estejam sendo prejudicadas com a falta de transporte público após a greve que foi aderida por cerca de 800 profissionais. Mesmo com a determinação da Justiça em que obriga ao menos 60% da frota em funcionamento, o impasse permanece entre a categoria dos motoristas e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP).
Os profissionais pedem reajuste salarial de 15%, no entanto, o Sindicato ofereceu uma contraproposta de 5%, que não foi aceita.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, afirmou que os aplicativos de transporte foram notificados para justificarem o reajuste no valor cobrado e não descarta punição.
“Notificar o aplicativo da Uber e 99 Táxi para que justifiquem e expliquem qual a proporção do aumento da demanda realizada no dia de hoje e qual o aumento aplicado”, afirmou.