Projeto de Wamberto Ulysses que estabelece nova base de cálculo para ITBI é aprovado por comissão da Câmara Municipal de João Pessoa

Cidades Paraíba Politica

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 09/2025, de autoria do vereador Wamberto Ulysses (Republicanos). O PLC acrescenta dispositivos ao artigo 205 do Código Tributário do Município (CTM) para estabelecer que a base de cálculo do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos (ITBI) será o valor venal do bem ou direito transmitido ou cedido. O texto também especifica que o valor venal é o valor pelo qual o bem ou direito seria negociado à vista, em condições normais de mercado.

Segundo o relatório da comissão, o valor declarado pelo contribuinte goza de presunção de correspondência com o valor de mercado, podendo ser afastado apenas mediante a regular instauração de processo administrativo próprio. Na ausência de impugnação pela Administração, o valor declarado no negócio permanece como base de cálculo.

Quanto ao arbitramento do valor do imóvel decorrente do processo administrativo, o PLC determina que esse processo deve fundamentar-se na análise de elementos presentes em cada caso, vedada a instituição de um valor de referência genérico e unilateral pelo Poder Público.

O vereador Wamberto Ulysses justificou o projeto afirmando que ele alinha o CTM ao entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a base de cálculo do ITBI, conforme o Tema Repetitivo nº 1113 (REsp 1.937.821/SP). “Ao garantir que a base de cálculo seja o valor real da transação imobiliária, o projeto busca conformar a legislação municipal com o entendimento vinculante dos tribunais superiores, bem como reforçar a segurança jurídica nas relações entre o contribuinte e a Administração Tributária, evitando litígios desnecessários, que frequentemente acabam por resultar em derrotas para o Município nos tribunais, com ônus adicionais decorrentes de custas, honorários e retrabalho administrativo”, acrescentou o parlamentar.

Próximos passos

Após a aprovação pela CCJ, o PLC 9/2025 seguirá para análise em outras comissões da CMJP antes de chegar ao plenário para votação final.

Gabinete do vereador Wamberto Ulysses
Assessoria de Comunicação
09 de setembro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *