Uma negativa a uma ala do Partido dos Trabalhadores (PT) que desejava ter emplacado o nome do vice na chapa de Cícero Lucena, pode ser um dos motivos para o partido oficializar o nome do deputado estadual Luciano Cartaxo como pré-candidato a prefeitura de João Pessoa.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (2) na coluna dos jornalistas Lauriberto Pompeu e Sério Roxo, do jornal O Globo.
O jornal trouxe uma análise das dificuldades que o Partido dos Trabalhadores enfrenta para emplacar nomes nas disputas pelas prefeituras das capitais pelo país.
Prova disso, o artigo destaca Rio de Janeiro e Recife que não terão candidatos petistas.
O cenário se amplia para outras capitais como São Paulo que também não terá candidato do PT na disputa, sendo preciso uma aliança com Guilherme Boulos, do Psol, representando o PT na disputa pela maior capital do país.
Em todo o Brasil, o PT já homologou 13 candidaturas em capitais e tenta emplacar o vice em seis outras como Rio e Recife. Com João Pessoa, serão 14 postulações.
Conforme o artigo do jornal o Globo, na articulação feita antes mesmo do lançamento das pré-candidaturas, uma ala do Partido dos Trabalhadores preferia a vaga de vice na chapa do atual prefeito Cícero Lucena, que tenta a reeleição, do que disputar com um nome do próprio partido a majoritária.
No entanto, essa aposta teria sido preterida por Cícero Lucena, situação que fez o PT optar por Luciano Cartaxo ao invés da outra pré-candidata Cida Ramos.
“Após não conseguir emplacar o vice de Cícero Lucena (PP), o PT decidiu lançar o ex-prefeito Luciano Cartaxo. O atual mandatário tem atraído aliados locais para sua tentativa de reeleição e preferiu os petistas”, diz um trecho do artigo do Jornal O Globo.
Ricardo Coutinho
Ao longo da coluna, os jornalistas apontam que além da negativa de Cícero para a vice, a influência de Ricardo Coutinho foi outro ponto-chave para a escolha do nome de Cartaxo na pré-candidatura.
Ex-governador, Ricardo Coutinho mantém boas relações com a cúpula do partido, em Brasília.
O nome do deputado estadual Luciano Cartaxo deve ser homologado, nesta terça-feira (2), pela Executiva Nacional do PT para a disputa das eleições, em João Pessoa, após aprovação pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), comandada pelo senador pernambucano Humberto Costa.
A opção por Cartaxo tirou a deputada estadual Cida Ramos que liderava o processo internamente e seria a escolhida caso não houvesse intervenção nacional.
O partido ainda tem o desafio por fazer parte da Federação Brasil da Esperança que possui PCdoB e PV, partidos que defendem Cícero Lucena na união da defesa do nome de Cartaxo para o pleito do dia 6 de outubro.
Diferentemente de outros partidos, devido a falta de unidade na legenda, o partido foi o último a anunciar um nome.