Rede de Proteção Social da Baía da Traição realiza oficina do Maio Laranja com foco na prevenção ao abuso infantil nas escolas

Cidades Paraíba

Com o compromisso de combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Rede de Proteção Social da cidade de Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba, promoveu no dia 19 de maio de 2025 uma importante oficina voltada para gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. A ação integrou as atividades do Maio Laranja, campanha nacional de conscientização e enfrentamento a essas graves violações de direitos.

A iniciativa foi conduzida de forma intersetorial, reunindo representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, além do Conselho Tutelar, DSEI e CREAS. O objetivo principal foi capacitar os profissionais da educação para atuarem como multiplicadores pedagógicos em suas unidades escolares, alcançando diretamente os mais de 2.000 alunos da rede pública municipal.

Segundo o assistente social da Secretaria de Educação, Ítalo de Paula, a proposta é criar uma cultura permanente de prevenção e diálogo dentro das escolas:

“Nossa finalidade, enquanto Rede de Proteção Social, foi conseguir chegar por meio da metodologia de ‘Multiplicadores Pedagógicos’ nos mais de 2.000 alunos do ensino municipal. Esta ação não será isolada, iremos fazer formações continuadas para este público, bem como com os professores por níveis e modalidades de ensino. As ações intersetoriais são de suma importância para atender a todas as problemáticas emergentes no cotidiano de trabalho. Juntos somos mais!”

A oficina trouxe reflexões importantes sobre o papel da escola na identificação precoce de sinais de abuso, sobre a importância da escuta qualificada e do encaminhamento adequado, além de estratégias de abordagem com as famílias e articulação com a rede de proteção.

Com iniciativas como essa, a cidade de Baía da Traição reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, fortalecendo o papel da escola como espaço seguro, de acolhimento e conscientização. A expectativa é que os gestores e coordenadores repliquem os conhecimentos adquiridos, ampliando o alcance da campanha em toda a rede municipal de ensino.

A Rede de Proteção Social segue firme na missão de construir uma cidade mais justa, onde os direitos das crianças e adolescentes sejam efetivamente garantidos, por meio da atuação conjunta, integrada e continuada entre os diversos setores públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *