×

Sancionada Lei que cria dia estadual da mulher indígena na Paraíba

Sancionada Lei que cria dia estadual da mulher indígena na Paraíba

Foi publicada na edição do ultimo sábado (16) do Diário Oficial do Estado (DOE) a lei que institui o dia estadual da mulher indígena, no calendário de eventos da Paraíba. A data será celebrada no dia 05 de setembro de cada ano. A lei que criou a data comemorativa é de autoria da deputada Danielle do Vale (Republicanos) e foi sancionada pelo João Azevêdo (PSB).

De acordo com o projeto que originou a lei, a mesma tem o objetivo de “reconhecer e valorizara mulher indígena, devendo ser promovido cursos de conscientização em escolas, universidades e órgãos públicos, sobre a importância da participação da mulher indígena na sociedade”. Para isto, poderão ser realizadas campanhas educativas, seminários e debates “para a proteção e promoção dos direitos das mulheres indígenas no contexto das políticas públicas”, segundo prevê a lei.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022 a Paraíba tinha uma população indígena de mais de 30 mil habitantes, espalhados a sua maioria pelos municípios de Baía da Traição com 7.992 indígenas; Marcação com 7.926 habitantes; e Rio Tinto, com 6.175.

Publicar comentário