A Secretaria de Saúde de Cabedelo, por meio da coordenação de imunização, realizou, na última sexta-feira (07), uma capacitação para os técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacina das unidades de saúde do município.
A ação, que contou com a participação de 23 profissionais e foi realizada no auditório da Secretaria de Finanças, teve como pauta o uso dos sistemas utilizados nas salas de vacina, PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão e SI-PNI.
O registro adequado das vacinas nos sistemas é o que permite ao Ministério da Saúde verificar a situação vacinal do município.
A capacitação vem também num momento importante, já que, em Cabedelo, está sendo implantado, pelo Estado, um projeto piloto, que consiste em uma ferramenta que monitora as doses aplicadas nas salas de vacina. Essa planilha é preenchida com dados do paciente, da vacina e qual agente de saúde é responsável pela localização do morador, permitindo que a coordenação acompanhe os registros em tempo real.
Para Giuliana Fernandes, coordenadora do setor de imunização, esse treinamento é extremamente importante, visto que além de vacinar, é necessário registrar todas as doses para que elas sejam devidamente computadas.
“Essa capacitação para uso dos sistemas é muito importante porque visa minimizar os erros nos registros das vacinas. O trabalho do vacinador não é apenas aplicar a vacina e registrar nos cartões das crianças, é preciso também registrar corretamente nos sistemas para que sejam devidamente computadas e possamos alcançar a meta vacinal do município. Essa planilha implantada nas salas de vacina nos permite saber, em tempo real, a administração das doses aplicadas em cada paciente e se foi registrada de forma correta para, se for preciso, orientar esse registro.”, explicou Giuliana Fernandes.