A Secretária de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, concedeu declaração exclusiva ao Portal NewsPB repudiando a fala atribuída ao vereador Alcides Camilo, de Guarabira, durante sessão da Câmara Municipal. O episódio ocorreu quando o parlamentar se dirigia à tribuna e, sem perceber que o microfone estava ligado, teria feito comentário de teor sexual sobre a vereadora Jussara Maria.
Lídia Moura expressou indignação com a situação e defendeu providências imediatas:
“É com muita tristeza que nós assistimos, ouvimos, estamos vivenciando mais um ataque às mulheres no exercício da vida parlamentar delas. As mulheres nos espaços de poder ainda são poucas, nós precisamos de muito mais, entretanto, quando elas estão nesse exercício, não raras vezes, elas sofrem ataques. Desta feita, o vereador Alcides, da cidade de Guarabira, ataca a vereadora Jussara de uma maneira muito triste, com uma linguagem sexualizada, que é o que sabem fazer parlamentares inseguros, que têm poucas contribuições com o debate em relação ao seu povo, que é uma tentativa de domínio, de desprezo, é uma misoginia, é a vida das mulheres sendo colocada na sua atuação profissional como algo menor.
Então lamentamos muito, entendemos que a atitude de um parlamentar, de um vereador, deve ser a atitude de benzelar também por uma nova cultura, a cultura do respeito às mulheres, a cultura da inclusão, a cultura do bom debate, a cultura do respeito profundo às mulheres que foram tão excluídas da vida pública no nosso país e no mundo. Então eu lamento, acho que ele deve se desculpar imediatamente, mas acho que essa casa legislativa também tem que investigar essa conduta e tomar as medidas.
Quero me solidarizar com a vereadora, dizer a ela que ela não está sozinha, que essa é uma luta que travamos cotidianamente, trazendo as mulheres para o centro do debate, não com linguagens sexualizadas e desrespeitosas, mas com a condição de contribuir, de construir políticas públicas que tenho certeza que o mandato dela tem feito.
Então fica aí também um olhar que as eleitoras e os eleitores devem ter. É para isso que se elegem parlamentares ou nós devemos priorizar aqueles que têm compromissos com a pauta política, com respeito às mulheres, que têm compromisso com a inclusão das mulheres na vida pública do nosso país. É disso que se trata também.”
O Portal NewsPB esclarece que a divulgação do episódio tem caráter estritamente jornalístico, com base em material de conhecimento público, e não emite juízo de valor sobre o conteúdo, cabendo às autoridades competentes a apuração dos fatos e eventual responsabilização.
A vereadora Jussara, divulgou a seguinte nota:
*NOTA DE REPÚDIO*
Eu, Jussara Maria, vereadora do município de Guarabira, venho a público externar meu mais profundo repúdio às declarações proferidas pelo vereador Alcides Camilo, em sessão da Câmara Municipal, quando dirigiu contra mim palavras de cunho sexual e pejorativo.
Não se trata apenas de uma ofensa pessoal, mas de um ato que atinge a todas as mulheres que lutam diariamente para ocupar espaços de decisão política e para exercer sua cidadania com dignidade. O que deveria ser um ambiente de debate democrático e respeitoso foi maculado por expressões discriminatórias que revelam atos individuais de assédio e qualquer outra forma de violência, quando de forma covarde, buscou-se desqualificar a presença feminina na vida pública.
Como parlamentar, como mulher e como cidadã guarabirense, não admito que esse tipo de violência simbólica seja naturalizado. A política deve ser instrumento de construção coletiva e de respeito às diferenças, e não espaço para ataques pessoais que objetivam reduzir, suspender, impedir ou restringir as funções inerentes ao meu cargo eletivo.
Reafirmo minha determinação em continuar atuando com firmeza e compromisso, sempre combatendo todo tipo de violência política, bem como todo tipo de assédio moral e/ou sexual praticado em qualquer estrutura do Poder Público em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.
Por respeito a mim, à instituição que represento e à população de Guarabira que confiou-me este mandato, em todas as circunstâncias, hei de rechaçar agressões dessa natureza a fim de tentar erradicar todas as formas de assédio e de violência, não deixando que tais atos nocivos caiam no esquecimento.
Guarabira/PB, 15 de setembro de 2025.
Vereadora Jussara Maria
Câmara Municipal de Guarabira
O vereador Alcides Camilo tambem divulgou a seguinte nota:
🚨NOTA DE ESCLARECIMENTO!
Venho a público, em meu nome, Alcides Camilo, vereador da Câmara Municipal de Guarabira, esclarecer sobre um vídeo fake que circula nas redes sociais com o propósito de macular minha imagem. No vídeo, é atribuída a mim uma suposta fala preconceituosa contra a vereadora Jussara Maria.
Apesar de falsear a verdade, já que descontextualizado, o vídeo remete à sessão realizada em 09/09/2025, quando me dirigia à tribuna da Casa para fazer uso da palavra. Na ocasião, de forma descontraída, a vereadora Isaura Barbosa mencionou que eu não a “apertasse muito”, pois ela estava doente e não queria “briga”. Em tom de brincadeira, respondi que não seria com ela naquele dia, pois ela estaria com frio. No mesmo instante, ainda em tom de brincadeira, disse que iria “para cima” da vereadora Jussara, expressão que, culturalmente, significa propor um enfrentamento ou discussão de ideias com alguém.
Nesse momento, a vereadora Jussara, também em tom de brincadeira, respondeu: “Quem vai em cima de mim é Macena”. Em seguida, soltou uma sonora gargalhada, facilmente audível no vídeo completo. Essa parte do diálogo não foi incluída nas matérias fakes, que recortaram o vídeo com a intenção de me incriminar por um ato que jamais cometi em toda a minha vida.
Outro fato, é que o diálogo completo possui 34 segundos, as matérias fakes apresentam apenas um recorte de 11 segundos, ou seja, apenas um momento desconexo das conversas para iludir a opinião pública e prejudicar a minha imagem. Esclareço, de forma categórica, que tal acusação é inverídica. Jamais proferi qualquer palavra ou cometi qualquer atitude que configurasse desrespeito à vereadora Jussara Maria ou a qualquer outra mulher. Trata-se de uma distorção maliciosa dos fatos, completamente fora de contexto e que não corresponde à verdade.
Por questão de transparência, explico que a fala sobre a vereadora estar “molhada” refere-se a um vídeo gravado por ela, no qual agradecia à CAGEPA por atender um requerimento que solicitava água potável para o Memorial Frei Damião e o Sítio Quati. Ressalto que as matérias fakes também omitem o momento em que o presidente da Casa, vereador Júnior Ferreira, participa do momento de descontração e confirma que ela estava “molhada”, bem como omite as gargalhadas ao fundo de ambas as vereadoras, Jussara Maria e Isaura Barbosa, respectivamente.
Reitero meu respeito à vereadora Jussara Maria, a todas as vereadoras da Câmara Municipal e à população que represento. Sempre pautei minha vida pública e pessoal pela ética, pelo compromisso com a verdade e pelo respeito às pessoas. Informo, ainda, que tomarei as providências cabíveis em relação às minhas falas, que estão sendo distorcidas por meio de uma montagem que não reflete a realidade.
Repudio veementemente a disseminação de informações falsas que buscam manchar minha imagem e comprometer o exercício do meu mandato. Continuarei trabalhando com responsabilidade e dedicação em favor do povo de Guarabira.
A Câmara Municipal de Guarabira também se manifestou, confira:
Nota
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guarabira, cumprindo seu dever de zelar pelo bom funcionamento desta Casa Legislativa e pelo respeito entre os parlamentares, vem a público manifestar repúdio às declarações feitas pelo vereador Alcides Camilo contra a vereadora Jussara Maria. Esse colegiado vai designar parlamentares para formar o Conselho de Ética com o objetivo de apurar a postura do vereador dentro do devido procedimento legal.
As expressões proferidas são desrespeitosas e inaceitáveis e não condizem com o decoro parlamentar, nem com o ambiente de respeito que deve nortear os trabalhos do Legislativo.
Por isso, É inadmissível que mulheres, dentro ou fora da vida pública, sejam alvo de comentários ofensivos ou desrespeitosos. Este Parlamento deve ser espaço de debate de ideias, pluralidade e convivência democrática, jamais de agressões verbais ou insinuações que ferem a dignidade humana.
A Mesa Diretora reafirma seu compromisso com a defesa do respeito mútuo, da igualdade e da valorização de todos os vereadores e vereadoras, e reforça que manter o diálogo responsável é essencial para honrar a confiança da população que representamos.
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guarabira
Portal NewsPB – Informação com responsabilidade.