Em mais uma consequência dos atos de irresponsabilidades cometidos pela gestão do ex-prefeito Totó Ribeiro, em Curral de Cima, litoral norte da Paraíba, o Tribunal de Contas do Estado determinou o bloqueio das contas da gestão por falta de transparência e informações na execução de obras.
Conforme a Secretaria de Finanças do município, ao ter dificuldades no acesso ao gerenciador financeiro, a agência bancária informou que as movimentações estavam bloqueadas seguindo determinação do Tribunal de Contas do Estado. Ao buscar esclarecimentos, o secretário foi informado que o bloqueio das contas se deu pela falta de informações no sistema GEOPB do TCE que faz o acompanhamento de obras do município, que está desatualizado há meses, resultando na punição.
O GeoPB é um sistema de georreferenciamento de obras públicas desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O objetivo do GeoPB é controlar e analisar as obras públicas executadas pelo estado e pelos municípios.
Segundo o Tribunal, 10 (dez) obras públicas foram deixadas com pendências, sem qualquer acompanhamento adequado, comprometendo investimentos essenciais para o município. Entre as irregularidades mais alarmantes estão:
– Nenhum registro das condições iniciais das obras, mesmo após mais de 60 dias de início;
– Falta de medições obrigatórias durante a execução dos serviços, impedindo o controle do andamento das obras;
– Obras com prazo vencido sem qualquer justificativa ou registro de entrega;
– Total ausência de informações sobre a finalização dos projetos.
O prefeito Adjamir Sousa, informou que sua equipe está trabalhando para solucionar os problemas e evitar que o bloqueio impacte na prestação de serviços à população e no pagamento dos servidores. “Essa é mais uma consequência de uma gestão que nunca teve compromisso com o município e respeito com o povo”, frisou o prefeito.