O governador João Azevêdo (PSB) afirmou que os policiais militares da Paraíba terão câmeras instaladas nos fardamento em breve. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) durante uma coletiva na cerimônia de entrega de novas viaturas para as forças de segurança do estado.
Perguntado sobre a implantação das câmeras corporais nos militares, João disse: “Sim, esse é um processo constante de aquisição. Nós fazemos, periodicamente, entregas de novos equipamentos. Entregamos recentemente armamentos, agora veículos e brevemente teremos mais equipamentos sendo entregues.”
“Esse é um processo que acontece naturalmente. Vamos ampliar logicamente. A tendência é que todos os policiais tenham na hora de qualquer ação câmeras gravando”, completou o governador.
As câmeras corporais já foram utilizadas pela Polícia Militar em algumas ocasiões em fase de teste, como foi o caso do São João de Campina Grande e o Folia de Rua, em João Pessoa. É importante destacar que as imagens são captadas pelas câmeras corporais podem auxiliar em situações investigativas e também quando for necessária a constituição de provas.
Recursos federais
Nesta segunda (2), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou que recebeu propostas de 14 estados para a compra de câmeras corporais para as Polícias Militares com recurso do Fundo Nacional de Segurança Pública. Um deles foi a Paraíba.
Das 14 propostas, somente seis serão selecionadas para receberam os recursos, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.