Transporte universitário de Baía da Traição é alvo de denúncia de superlotação

Cidades Educação Paraíba

A redação do Portal NewsPB recebeu, nesta semana, denúncia de estudantes do município de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, relatando superlotação no transporte público que leva universitários até as instituições de ensino.

De acordo com relatos e vídeos encaminhados à nossa equipe, o problema estaria ocorrendo na comunidade de Igodias, onde um único ônibus é utilizado para transportar um número de alunos superior à capacidade permitida. As imagens mostram passageiros em pé, estudantes sentados ao lado do motorista e, em alguns momentos, jovens se abaixando para evitar serem vistos durante o trajeto pela BR.

“Um ônibus lotado para ir para a universidade, aluno sentado ao lado do motorista. Quando chega na BR, alguns vão para trás e se abaixam. Essa é a triste realidade do município”, descreve um dos denunciantes, que preferiu não se identificar.

Segundo os estudantes, o transporte é disponibilizado pela Prefeitura de Baía da Traição, por meio da Secretaria Municipal de Educação, atualmente sob gestão da prefeita Deta de Serginho.

O Portal NewsPB entrou em contato com a Secretaria de Educação e com a Prefeitura Municipal para obter esclarecimentos sobre a situação e saber se existe algum plano para reforçar a frota ou garantir a segurança dos alunos. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

A superlotação em transporte escolar e universitário contraria normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode colocar em risco a integridade física dos passageiros. O caso poderá ser levado ao Ministério Público da Paraíba, que é o órgão competente para apurar possíveis irregularidades e responsabilidades.

O Portal NewsPB reitera que permanece aberto para receber a versão da Prefeitura de Baía da Traição e da Secretaria de Educação, garantindo o direito de resposta e o contraditório.


Importante:
Esta matéria foi elaborada com base em relatos e registros enviados à redação. O Portal NewsPB não emite juízo de valor sobre as acusações e reforça que todos os citados têm o direito de apresentar sua versão dos fatos.

CRÉDITOS:

Programa Rádio Reporte – radialista Williams Soares

Correio do Vale FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *