A onda de calor que tomou conta dos estados brasileiros no último fim de semana chegou de vez na Paraíba, nesta primeira semana de primavera. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é de perigo moderado tanto com a onda de calor quanto com a baixa umidade do ar.
Como o próprio órgão alerta, as condições atuais de clima podem causar danos à saúde da população, especialmente a localizada na região sertaneja do estado da Paraíba. Por essa razão, o Portal MaisPB entrou em contato com a especialista Gisele Alcoforado, nutricionista em João Pessoa, que indicou as melhores saídas neste calor.
Alimentos com muita água
Uma das principais saídas que muitas pessoas escolhem para esses momentos de calor talvez seja a melhor de todas: o sorvete. Apesar do sabor inigualável, o consumo de açúcar em excesso não é bom para ninguém que queira se refrescar ou permanecer firme com a dieta.
Nessa luta para se refrescar com alimentos saborosos e também perfeitos para o calor, Gisele indica que os alimentos com muito água por dentro são os principais aliados. “Uma opção é você consumir frutas in natura ricas em água, como a melancia, melão, morango, laranja, uva”, destacou a nutricionista.
O mesmo vale para outros tipos de alimentos, como um iogurte integral e verduras recheadas de água, igual ao pepino. E nesse momento, os alimentos saudáveis devem ser levados como prioridade, porque comidas gordurosas demandam mais do corpo para metabolizar.
“Evite também refeições muito pesadas, ricas em gorduras, porque elas podem se tornar desconfortáveis nesses climas quentes por demandar mais energia no processo de digestão e atrapalhar sua temperatura corporal nesses climas quentes”, reforçou Gisele.
Líquidos são indispensáveis
Os alimentos com água são importantes, mas nem se aproximam do próprio líquido mais importante da vida. O consumo de água nesses períodos precisam ser intensificados, pois o calor gera suor, causando a saída do líquido com maior facilidade. “A gente precisa beber, inicialmente, muita água. Você vai multiplicar o seu peso corporal por 35ml de água por dia e achar sua necessidade diária”, ressaltou Gisele.
Outras ideias sugeridas pela própria especialista é consumir outros tipos de líquidos que possam, de alguma forma, ajudar num consumo indireto de água. A água de coco e o chá gelado, por exemplo, são “ótimas opções para se hidratar”. Por fim, os sucos de frutas naturais também são ótimas opções para se refrescar e se manter em forma.
Com maispb