Vereadora Jussara Maria repudia declarações de colega em sessão da Câmara de Guarabira

Brasil Cidades Guarabira Paraíba

A vereadora Jussara Maria (Guarabira/PB) divulgou, nesta segunda (15), uma nota pública de repúdio após declarações consideradas ofensivas feitas pelo vereador Alcides Camilo durante sessão da Câmara Municipal.

O episódio veio à tona depois que o Portal NewsPB noticiou que, sem perceber que o microfone estava ligado, Alcides proferiu comentários de teor sexual e pejorativo envolvendo o nome da parlamentar. O fato gerou repercussão imediata entre a população e lideranças políticas locais.

Em sua nota, Jussara classificou as palavras do colega como “um ato que atinge a todas as mulheres que lutam diariamente para ocupar espaços de decisão política e para exercer sua cidadania com dignidade”. A vereadora enfatizou que o ambiente legislativo deve ser “instrumento de construção coletiva e de respeito às diferenças, e não espaço para ataques pessoais que objetivam reduzir, suspender, impedir ou restringir as funções inerentes ao meu cargo eletivo”.

Jussara também reafirmou seu compromisso em combater “todo tipo de violência política, bem como todo tipo de assédio moral e/ou sexual praticado em qualquer estrutura do Poder Público”. Ela disse ainda que continuará atuando “com firmeza e compromisso, sempre combatendo todo tipo de violência política e em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero”.

Até o momento da publicação desta matéria, o vereador Alcides Camilo não havia se pronunciado publicamente sobre o caso.

O episódio gerou debates nas redes sociais e em grupos da cidade, com manifestações de solidariedade à vereadora e cobranças por providências da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Esta reportagem se baseia em informações públicas, em especial na nota oficial divulgada pela vereadora Jussara Maria em suas redes sociais e em sessão da Câmara Municipal. O Portal NewsPB reitera que não faz juízo de valor sobre as declarações e permanece aberto a incluir eventual posicionamento do vereador Alcides Camilo assim que disponibilizado.

CONFIRA A NOTA DA VEREADORA JUSSARA:

NOTA DE REPÚDIO

Eu, Jussara Maria, vereadora do município de Guarabira, venho a público externar meu mais profundo repúdio às declarações proferidas pelo vereador Alcides Camilo, em sessão da Câmara Municipal, quando dirigiu contra mim palavras de cunho sexual e pejorativo.

Não se trata apenas de uma ofensa pessoal, mas de um ato que atinge a todas as mulheres que lutam diariamente para ocupar espaços de decisão política e para exercer sua cidadania com dignidade. O que deveria ser um ambiente de debate democrático e respeitoso foi maculado por expressões discriminatórias que revelam atos individuais de assédio e qualquer outra forma de violência, quando de forma covarde, buscou-se desqualificar a presença feminina na vida pública.

Como parlamentar, como mulher e como cidadã guarabirense, não admito que esse tipo de violência simbólica seja naturalizado. A política deve ser instrumento de construção coletiva e de respeito às diferenças, e não espaço para ataques pessoais que objetivam reduzir, suspender, impedir ou restringir as funções inerentes ao meu cargo eletivo.

Reafirmo minha determinação em continuar atuando com firmeza e compromisso, sempre combatendo todo tipo de violência política, bem como todo tipo de assédio moral e/ou sexual praticado em qualquer estrutura do Poder Público em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.

Por respeito a mim, à instituição que represento e à população de Guarabira que confiou-me este mandato, em todas as circunstâncias, hei de rechaçar agressões dessa natureza a fim de tentar erradicar todas as formas de assédio e de violência, não deixando que tais atos nocivos caiam no esquecimento.

Guarabira/PB, 15 de setembro de 2025.

Vereadora Jussara Maria
Câmara Municipal de Guarabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *